Não é por acaso que uma das pizzas mais tradicionais tem o nome de uma rainha: a Marguerita. Cardápio que caiu nas graças da monarquia ao conquistar a esposa do rei Humberto de Savóia - para dominar os segredos da massa é preciso obedecer uma hierarquia, já que ninguém nasce pizzaiolo, mas vai se tornando quase um súdito do prato, responsável por despertar todos os seus sabores.
É por essa razão que há quase 10 anos, os pizzaiolos da Casa D' Itália Pizzaria - Rua Vicente Machado, 618, em Ibiporã - são formados na própria cozinha, como manda a melhor tradição da culinária italiana. A pizzaria funciona de terça-feira a domingo, das 19 horas à meia-noite.
O aprendiz inicia no ofício como cortador de pizza, aprendendo a abrir a massa e a manter o forno à lenha quente até que conheça os segredos do prato e se torne pizzaiolo.
Com duas pizzarias em Ibiporã (a segunda, a Casa D' Itália Chopp, fica na Avenida Santos Dumont, 714), a família de Luciane Maria Damasio Teixeira, leva a sério as tradições do cardápio, inscrevendo também o nome da casa na história da pizza, em Ibiporã, ao ser a primeira a assar a massa no forno à lenha.
''Quando o forno não é à lenha, a massa demora um pouco mais para assar, mas em nossa pizzaria, o pizzaiolo abre a massa no momento de ir ao forno. Bem quente faz com que a pizza fique mais crocante'', comenta Luciane.
Além de preparar a massa com uma receita de pizza bem fina, a pizzaria desenvolve sempre novos sabores, que os frequentadores apreciam no rodízio (R$ 12,90 por pessoa).
São 60 sabores diferentes de pizzas salgadas e doces, como a Casa D' Itália 2, uma pizza recheada com peito de peru defumado, palmito, mozarela, tomate seco e queijo parmesão. Todas as opções têm borda de catupiry.
O cardápio inclui pizzas tradicionais, entre elas, a Portuguesa, mas também combinações com sabor mais acentuado, como a Jabazinha - opção com mozarela, catupiry, carne seca, cebola e parmesão.
Com uma carta de vinhos nacionais e internacionais, a pizzaria oferece ainda a opção da bebida da casa servida em jarras. Acompanhamento perfeito também para uma das versões de pizza light.
O sabor tomate seco e rúcula faz esse linha mais leve, mas para os apreciadores das versões doces, a Casa D' Itália criou a pizza Branca de Neve, uma deliciosa surpresa de massa com canela e creme de leite condensado.
O rodízio inclui uma variedade de outras massas, como panqueca, lasanha, canelone e rondelli, com fritas e frango. ''Temos o nosso jeito de fazer pizza, desde a massa aos recheios, que já se tornou uma tradição na cidade'', destaca Luciane.