Cursos e Eventos

Duas receitas de risotos 'magrinhos' para comer bem sem sair da dieta

07 out 2015 às 09:29

Os carboidratos - como o arroz arbóreo dos risotos e também as massas de tipos variados - costumam ser calóricas especialmente quando combinadas a molhos gordurosos e queijos, e em geral, não combinam tanto com as dietas de emagrecimento. Porém, ao contrário do que se pensa, é possível equilibrar o valor calórico diário escolhendo bem os ingredientes que são incluídos nas receitas.

"O que realmente torna o risoto bastante calórico não é o arroz em si, mas os ingredientes adicionados na hora do preparo", explica Stephanie Fontanari, nutricionista consultora da farmácia on-line Netfarma. Mas também existem opções para quem é fã de risoto e não quer abrir mão de saboreá-lo durante a dieta. Mesmo assim, a especialista alerta: é preciso moderação no consumo. "Mesmo os pratos mais leves podem prejudicar a dieta se forem consumidas em excesso", explica.


A especialista sugere a seguir duas opções de receitas de risotos que são "amigos da dieta". Anote:


Risoto de arroz integral e frango


Ingredientes:


- 120 g de frango em cubos
- 3 colheres de sopa de arroz integral bem cozido
- 2/3 xícara de chá de abobrinha picada
- 2/3 xícara de chá de brócolis picado
- 1/2 cebola pequena cortada em cubos
- 1 colher de sopa de cottage
- Sal (com moderação) e pimenta do reino à gosto
- Salsinha picada


Modo de preparo:


Refogue o frango e a cebola e adicione os legumes picados. Junte o arroz integral cozido e finalize com o cottage. Sirva com a salsinha por cima.


Risoto de arroz integral e carne


Ingredientes:


- 200 g de patinho ou alcatra (picados)
- temperos naturais a gosto (manjericão, orégano, salsa)
- 1 litro de água fervente
- 100 g de arroz integral cateto
- 1 colher de sopa de ricota
- Cebolinha picada


Modo de preparo:

Grelhar a carne e reservar o caldinho que sobra na panela, misturar esse caldo a água fervente com os temperos naturais. Refogar o arroz junto com a carne grelhada. Colocar aos poucos o caldo sobre o arroz e sempre que secar, colocar mais e mexer, até o arroz ficar cozido, retirar do fogo e misturar a ricota. Sirva com a cebolinha por cima.


Continue lendo