Cursos e Eventos

Dicas de como o sal pode ser útil na limpeza

12 jan 2010 às 11:09

O sal não serve apenas como ingrediente de receitas culinárias. Ele também pode ser usado como um agente de limpeza e desodorização de ambientes. A seguir, veja algumas receitas caseiras de limpeza à base de sal que separamos que muito bem substituem os caros produtos de higiene à venda nos supermercados.

Tire o amarelado das louças sanitárias
Com uma pasta feita de aguarrás e sal, você pode renovar o esmalte de pias, banheiras e vasos sanitários. Mande o amarelado embora: aplique a pasta, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, retire com uma esponja úmida.


Tire as manchas do tapete
Com uma mistura de 1 parte de sal para 4 partes de álcool, é possível tirar manchas de gordura de tapete. Após esfregar com o liquido preparado (na mesma direção da felpa), enxaguar com muita água. Se quiser tirar o cheiro ruim é só espalhar sal ou bicarbonato e aspirar em seguida. No caso de derramar óleo ou vinho sobre tapetes ou carpetes, retire o excesso de liquido e pulverize sal no local. Após 15 minutos, limpe a área com uma mistura de 1 xícara de vinagre e 1 de água.


Conserve os móveis
Use escova dura umedecida com água salgada para acabar com manchas amarelas de móveis de vime e deixe secar ao sol. O sal também pode ser usado para tirar manchas feitas por água ou prato quente em móveis de madeira. No local manchado passe uma pasta fina de óleo de cozinha e sal com um pano macio.


Tire o mofo do azulejo
Misture 1 litro de água morna com ¼ de xícara (chá) de sal, ½ de amônia e ½ de vinagre branco. Com este liquido lave os azulejos para tirar o mofo. Para manchas mais difíceis, faça uma pasta de água com sal ou bicarbonato de sódio.


Mantenha o piso brilhante
Piso frio devem ser limpos com uma mistura de ½ xícara (chá) de sal dissolvido em 1 balde de água morna e depois, devem ser bem enxaguados.


Limpe o filtro de água
Pontos de limo nas velas dos filtros de água devem ser retirados com o uso de sal, basta esfregar o sal e enxaguar.


Areie as panelas
Alumínio podem ser areados com um pouco de sal na esponja. Já as marcas de queimado saem após borrifar sal e com água morna e deixar agir por algumas horas.


Limpe as flores artificiais
Coloque os arranjos em um saco plástico, despeje um pouco de sal e sacuda com força. Depois de lavadas, as cores do plástico ficarão bem mais vivas.


Limpe peças de estanho
O estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.


Limpe peças de cobre ou latão
Para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.


Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.

Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.


Continue lendo