Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Qualidade em rede

De olho na qualidade do leite... pela internet

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Programa vai integrar as ações dos três ministérios envolvidos e prestar contas à sociedade das providências adotadas para verificar se as indústrias -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os resultados das ações para o monitoramento da qualidade do leite serão divulgados em um programa que está sendo elaborado pelos ministérios da Agricultura, da Justiça e da Saúde. As informações ficarão disponíveis no Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade de Alimentos - Leite (CQUALI), que poderá ser acessado por qualquer cidadão pela internet. O Programa vai integrar as ações dos três ministérios envolvidos e prestar contas à sociedade das providências adotadas para verificar se as indústrias estão atendendo o padrão de qualidade do leite.

As informações do CQUALI serão fornecidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA) do Mapa, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, e pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor ((DPDC), do Ministério da Justiça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Análise do leite

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


A Operação Ouro Branco desencadeada pela Polícia Federal, em outubro de 2007, denunciava fraude no leite UHT (longa vida), em algumas indústrias de Minas Gerais. De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nelmon Oliveira Costa, o ministério realizou mais de mil análises em diferentes marcas de leite disponível no mercado brasileiro, em 2007. Dos resultados das análises, 6% apresentaram não conformidades com a legislação vigente, que resultaram na instauração de mais de 500 processos administrativos. "Mesmo quando o resultado da análise não era indicativo de fraude, foi aberto um processo para que a empresa esclarecesse por que o produto apresentou a não conformidade", afirmou.

O diretor informou que está sendo revisado o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA), um decreto de 1952, o que possibilitará a adoção de novos critérios de inspeção federal. A mudança consiste, basicamente, em auditorias de verificação dos programas de autocontrole implantados pelas indústrias de produtos de origem animal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo