Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não pode faltar!

Dê 'cara nova' às tradicionais receitas de Páscoa

Equipe da Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que não pode faltar no almoço de Páscoa? Fizemos essa pergunta para o chef Pedro Calacans, do Restaurante Armazém Italiano, que respondeu com os ingredientes bem tradicionais dessa festa: o bacalhau e o chocolate. "Todo ano a gente vê no restaurante que os clientes pedem e apreciam o bacalhau. Não dá para ficar sem’, resume.

Essa tradição de comer bacalhau vem da Idade Média, quando a Igreja Católica mantinha um rigoroso calendário de jejum para os cristãos, que não deveriam comer carnes consideradas ‘’quentes’. O bacalhau era uma comida "fria" e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo, principalmente o português.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o passar do tempo, não há mais tanto rigor na dieta da Páscoa dos católicos, mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje. Mesmo pessoas que seguem outras religiões incorporaram o costume.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Pedro Calacans deu um tempo no corre-corre do restaurante e no curso de gastronomia para iniciantes que ministra também no Armazém Italiano para desenvolver duas receitas especialmente para a Páscoa. O primeiro, claro, é um prato com bacalhau.

Publicidade


A segunda sugestão é uma sobremesa que tem a cara desse feriado. É um ovo de Páscoa recheado com mousse de chocolate branco. ‘’Normalmente as sobremesas são preparadas com chocolate, mas eu queria alguma coisa que lembrasse mesmo a Páscoa’, justifica o chef.


Para essa receita, Calacans preparou também o ovo de chocolate. Mas ele lembra que pode ser feita com ovos industrializados. O mais indicado é o tipo de chocolate ao leite. Acompanhe nesta página.

Publicidade


Curso - Começa na próxima segunda-feira mais uma edição do curso de fundamentos para principiantes na cozinha do Restaurante Armazém Italiano. As aulas serão de segunda à quinta-feira, durante duas semanas. Pedro Calacans ensina os truques para transformar as simples refeições em verdadeiros pratos de chef. Informações pelo fone (41) 3018-1044.


Ovo de Páscoa recheado com mousse de chocolate branco

Publicidade


Ingredientes para o Ovo:


- 1 kg de chocolate ao leite
- 250g de castanha de caju picadas ou trituradas

Publicidade


Preparo:


Derreta o chocolate em banho-maria tomando cuidado para não respingar água no chocolate, acrescente a castanha de caju. Unte uma forma com manteiga de cacau. Em seguida, pincele com o chocolate e leve à geladeira por 3 minutos. Retire da geladeira, pincele novamente e leve à geladeira por mais 3 minutos. Repita o processo novamente até o terminar o chocolate e deixe na geladeira.

Publicidade


Ingredientes para o Mousse de Chocolate Branco:


- 150g de manteiga
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 gemas de ovos
- 400g de chocolate branco
- 1 pacote de gelatina incolor (12g)
- 1 kg de creme de leite


Preparo:

Leve o chocolate em banho-maria. Reserve. Bata a manteiga o açúcar e as gemas, formando uma gemada. Reserve. Hidrate a gelatina incolor. Misture com uma colher a gemada, o chocolate, a gelatina incolor e o creme de leite, cuidadosamente. Recheie o ovo com o mousse em ambos os lados e leve à geladeira até o consumo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo