Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Receitas inusitadas

Da fazenda para a mesa, todo sabor da mozarela de búfala

Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Houve um tempo em que a mozarela de búfala era considerada um queijo exótico. Desconhecido da mesa dos brasileiros, a iguaria passava longe das refeições tradicionais. Mas, com o aumento da produção desse tipo de queijo, o produto ficou bem mais acessível e agora ganha, cada vez mais, espaço e criativas receitas. Para mostrar o universo que é possível criar com o laticínio e, também, os cuidados na hora de escolher o queijo, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, desenvolveu receitas inusitadas com o ingrediente.

Depois de uma palestra -que abordou o selo de pureza e qualidade 100% Búfalo, conferido aos produtos feitos, exclusivamente, com leite de búfalas-, a associação propôs aos professores do curso de gastronomia o desafio de criar pratos especiais e inovadores com a mussarela de búfala, fugindo das receitas mais tradicionais. Entre as receitas criadas, estão a 'Bruschetta di Peperoni Rosso' e 'Giallo con Mozzarella di Bufala e Basilico' e o 'Parmiggiano di Carne con Melanzane'. As receitas foram criadas pelos chefs paulistas Marcelo Neri e Daniel Balboa Frenda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O selo de pureza 100% Búfalo foi idealizado pela ABCB para que o público -chefs, donos de restaurantes ou consumidores finais- possam identificar as mussarelas, que são feitas de acordo com o padrão da verdadeira 'mozzarella' italiana, ou seja, apenas com leite de búfalas, o que garante suas propriedades gastronômicas, como sabor suave, levemente adocicado, textura mais macia, maior quantidade de proteína e menos colesterol.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Quem consome e gosta de leite de búfala sabe que o produto é muito diferente do leite de vaca. E não é só o sabor. O leite apresenta variações consideráveis nos teores de proteína, gordura e lactose. E as características específicas não param por aí: o leite de búfala é acentuadamente branco, devido à ausência de B-caroteno (precursor da vitamina A), responsável pela tonalidade amarelada característica no leite de vaca.

O sabor mais adocicado, devido ao elevado extrato seco, é evidenciado pelo maior teor de lactose. A saúde também agradece a quem consume o leite de búfala, já que o produto é mais rico em cálcio e fósforo e tem menor teor de colesterol, sódio e potássio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo