Houve um tempo em que a mozarela de búfala era considerada um queijo exótico. Desconhecido da mesa dos brasileiros, a iguaria passava longe das refeições tradicionais. Mas, com o aumento da produção desse tipo de queijo, o produto ficou bem mais acessível e agora ganha, cada vez mais, espaço e criativas receitas. Para mostrar o universo que é possível criar com o laticínio e, também, os cuidados na hora de escolher o queijo, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, desenvolveu receitas inusitadas com o ingrediente.
Depois de uma palestra -que abordou o selo de pureza e qualidade 100% Búfalo, conferido aos produtos feitos, exclusivamente, com leite de búfalas-, a associação propôs aos professores do curso de gastronomia o desafio de criar pratos especiais e inovadores com a mussarela de búfala, fugindo das receitas mais tradicionais. Entre as receitas criadas, estão a 'Bruschetta di Peperoni Rosso' e 'Giallo con Mozzarella di Bufala e Basilico' e o 'Parmiggiano di Carne con Melanzane'. As receitas foram criadas pelos chefs paulistas Marcelo Neri e Daniel Balboa Frenda.
O selo de pureza 100% Búfalo foi idealizado pela ABCB para que o público -chefs, donos de restaurantes ou consumidores finais- possam identificar as mussarelas, que são feitas de acordo com o padrão da verdadeira 'mozzarella' italiana, ou seja, apenas com leite de búfalas, o que garante suas propriedades gastronômicas, como sabor suave, levemente adocicado, textura mais macia, maior quantidade de proteína e menos colesterol.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Quem consome e gosta de leite de búfala sabe que o produto é muito diferente do leite de vaca. E não é só o sabor. O leite apresenta variações consideráveis nos teores de proteína, gordura e lactose. E as características específicas não param por aí: o leite de búfala é acentuadamente branco, devido à ausência de B-caroteno (precursor da vitamina A), responsável pela tonalidade amarelada característica no leite de vaca.
O sabor mais adocicado, devido ao elevado extrato seco, é evidenciado pelo maior teor de lactose. A saúde também agradece a quem consume o leite de búfala, já que o produto é mais rico em cálcio e fósforo e tem menor teor de colesterol, sódio e potássio.