A culinária asiática é conhecida pela união dos ingredientes inusitados e de sabores antagônicos em um mesmo prato. Na mesma receita, é possível sentir o doce e o salgado, o picante e o suave e experimentar novas sensações gastronômicas, principalmente se você está mais habituado à tradicional culinária ocidental. E foi exatamente essa diversidade de sabores que encantou o chef curitibano Yuri Ferrari Ogurtsova desde que ele começou a trabalhar com a gastronomia, no final dos anos 90.
De lá para cá, o chef já criou vários cardápios repletos de pratos da culinária asiática em restaurantes curitibanos, antes de assumir a cozinha do Soto Asian Cuisine, no Park Gourmet, espaço de gastronomia do Parque Shopping Barigui. O restaurante também é voltado essencialmente ao exotismo da culinária asiática.
O termo é utilizado de forma genérica para definir a cozinha dos países da Ásia Ocidental e Sudoeste Asiático, mas tem, claro, características próprias. ''É uma comida muita aromática. Quando você cozinha os pratos, a casa toda fica perfumada'', diz o chef. Natural de Curitiba, ele se encantou tanto com a culinária daqueles países que já marcou para fevereiro uma viagem de estudo para Índia, para entender um pouco mais as peculiaridades da gastronomia local.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Cercada de detalhes curiosos para quem não é muito acostumado ao inusitado, a culinária asiática vai além da mistura e combinação de ervas e temperos aromáticos e é também cuidadosa na estética e apresentação. Uma explosão de cores e sabores que tem agradado cada vez mais aos paladares ocidentais acostumados ao ''arroz e feijão''. ''Principalmente quem é mais ousado e gosta de experimentar coisas novas'', defende o chef.
No cardápio que ele criou para o Soto, um dos pratos mais pedidos é o Ikan Moolee, um prato da Malásia feito com camarões como base e com temperos que levam leite de coco e gengibre, por exemplo. O prato acompanha um arroz especial, o Thai Jasmim (Jasmim tailandês), um arroz com aroma de jasmim e que confere ainda mais sabor e exotismo ao prato.