Cursos e Eventos

Conheça os chás que vão combater seu estresse

31 dez 1969 às 21:33

Se você não quer ser refém de um psicotrópico, uma saída é tomar chá. Existem ervas poderosas que tem grande poder de acalmar e relaxar tanto quanto um poderoso medimento.

Se a situação de estresse está constante, pode-se adotar o chá diariamente assim como se toma um remédio. Mas também ele pode ser consumido somente em momentos de muita tensão ou naqueles dias em que nada dá certo, que você tem vontade de voltar para casa, se enfiar debaixo das cobertas e esquecer de tudo, dormir e levantar de novo para começar um novo dia.


De acordo com a medicina, correria e situações de pressão elevam os níveis de cortisol, um hormônio produzido pela grândula supra-renal que é liberado quando o corpo se encontra em situações de alto estresse físico e mental, ele tem o poder de aumentar a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. Neste momentos, é preciso adotar uma medida, que pode ser a ingestão de chá.


Existem inúmeras formas de relaxar. Cada pessoa encontra a sua saída, algumas preferem iniciar uma atividade física, outras reduzem o ritmo de trabalho. E tem as que conseguem voltar ao equilibrio ao adotarem os chás de ervas relaxantes.


Veja a seguir uma lista composta por 12 ervas poderosas. A indicação é do professor de fitoterapia da Faculdade de Ciências da Saúde, de São Paulo, Adauto Luiz dos Santos. De acordo com ele, os chás das ervas relacionadas abaixo são os principais no combate ao estresse, o mal deste século.


1. Camomila (Matricaria Chamomilla)
Parte usada: flor


2. Erva-cidreira (Lippia alba)
Parte usada: folhas


3. Erva-doce (Pimpinella anisum)
Parte usada: sementes


4. Hortelã de horta (Mentha crispa)
Parte usada: folhas


5. Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Parte usada: folhas


6. Sete-sangrias (Cuphea ingrata)
Parte usada: planta inteira


7. Alfazema (Lavandula oficcinalis)
Parte usada: flor


8. Melissa (Melissa oficinalis)
Parte usada: flor


9. Maracujá (Passiflora edulis)
Parte usada: folhas


10. Anis-estrelado (Illicium verum)
Parte usada: sementes e caule


11. Jambolão (Syzygium jambolanum)
Parte usada: folhas


12. Tília (Tilia cordata)
Parte usada: folhas


Como fazer
Ferva uma xícara (chá) de água e despeje nela uma colher (chá) da erva. Tampe por 15 minutos e tome (se possível, sem adoçar).


Consumo
No caso de estresse moderado, beba até três xícaras (chá) ao dia. Se o cansaço for intenso, ingira de quatro a seis xícaras diariamente.

Contra-indicação
Mulheres grávidas não devem tomar chás relaxantes, antes de consultar um médico.
Atenção: hipertensos não podem tomar chás de ervas relaxantes.


Continue lendo