A busca por uma alimentação saudável e uma vida equilibrada não para de crescer. Mas, nem sempre temos tempo suficiente para nos dedicar na preparação dessas refeições. Assim, para atender essa demanda, o mercado está se adaptando e todos os dias temos novidades. Porém, é impossível viver só de sanduíches naturais e saladas em pote. Então, se você quer variar no cardápio sem gastar muito tempo, a piadina é uma excelente opção.
Nem crepe, nem wrap, nem beirute. Estamos falando de um sanduíche tipicamente italiano, formado por uma massa leve e recheada com ingredientes nobres, saborosos e frescos. Trata-se de uma receita regional do norte da Itália que, no início do século passado, atendia muitos italianos e, aos poucos, foi se atualizando e popularizando. A primeira vez que comi uma piadina no país já me apaixonei!
O prato tem um formato semelhante ao taco, mas a massa, feita com farinha, água, sal e um fiozinho de azeite, é crocante por fora e macia por dentro. O recheio dá um toque especial. Para seguir a tradição, minha preferência é pelos produtos importados que garantem um sabor bem fiel ao original como Prosciutto di Parma, mozzarella di bufala derretida, tomate, rúcula, azeite extra virgem e lascas de grana padano freddo.
Uma opção para quem quer fugir da dieta, mas só um pouquinho, é a Piadina Caramella. A receita que inclui queijo brie derretido, peito de peru, rúcula, azeite extra virgem e um toque especial de cebolas caramelizadas é um verdadeiro sucesso de público. Além disso, a grande vantagem da piadina é que sua massa também pode ser integral e vai bem com diferentes combinações de recheios.
Se você ainda não conhece esse prato milenar e tão apreciado, não perca mais tempo. Estamos falando de uma combinação perfeita entre sabor, experiência gastronômica e tradição, isso tudo com ingredientes perfeitos! Tenho certeza que depois que você experimentar, a leveza e o sabor da piadina irão conquistá-lo de tal forma que você não terá mais desculpas para se alimentar mal por falta de tempo!
*Por Naroa Nadales, espanhola que estudou na Itália e hoje comanda a cozinha do Piadina Tree, primeira piadineria do Brasil.
Curiosidade
A piadina foi criada numa região chamada Emilia-Romagna, ao norte da Itália. Foi lá também que nasceram receitas mundialmente conhecidas, como raviolli, tortelli, cappelletti e fettuccine. O prato é um sanduíche, em formato semelhante ao taco, porém caracteriza-se por apresentar uma massa crocante por fora e macia por dentro. Feita à base de farinha, água, sal e um fiozinho de azeite, a piadina é assada direto na pedra sabão. A receita nasceu entre as famílias do meio rural e foi a base da comida daquela região, depois popularizando-se por todo o país.