Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A boa e velha bebida

Conheça as diferentes formas para preparar café

Redação Bonde
16 out 2012 às 09:24

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Só no Brasil foram consumidas mais de 17 milhões de sacas de café em 2007. Mas até chegar aqui, o café nem sempre foi o mais desejado. No início, até o ano 1.000 d.C., o café, que é originário da Etiópia, era usado como um estimulante somente para alimentar os rebanhos durante as longas viagens.

Conta uma lenda que um dia um pastor da Absínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, resolveu levar até um monge conhecido seu, o fruto de uma planta que deixava o rebanho alegre e disposto quando a ingeriam. O monge intrigado resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos amarelo-avermelhados e percebeu que realmente a infusão dos frutos lhe ajudava a ficar mais tempo acordado durante suas meditações. A partir daí o fruto começou a ser utilizado como alimento cru e estimulante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Se essa história é verdadeira, não se sabe, mas o fato é que o café começou a ser cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen, Península Arábica. E então foi levado até Constantinopla pelo Império Otomano, local onde foi fundada a primeira cafeteria do mundo, chamada de Kiva Han. No século XIV, quando chegou ao continente europeu, o café era chamado de "vinho da Arábia" pois os árabes lhe chamavam de qahwa, que em sua língua significa "vinho". Já o café torrado do jeito que tomamos hoje só surgiu no século XVI.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Foi muito fácil a entrada do café no universo árabe, um dos motivos é pela religião não permitir o consumo de bebidas alcoólicas, então o café passou a ser consumido até mesmo nos cultos religiosos. Com isso, foram surgindo locais especializados em servir a bebida, principalmente na cidade de Meca.

Até o século XVIII o café era considerado uma preciosidade pelos árabes que sabiam de seu potencial, que eram os únicos que cultivavam a planta e dominavam a produção da bebida. Depois o café percorreu a Europa e chegou à América do Norte, para então ficar conhecido em todo o mundo. No Brasil, a bebida caiu no gosto da população e o país se tornou o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor de café.

Você é do tipo de que precisa tomar aquele cafezinho para começar bem o dia? E como é o seu jeito preferido de preparar e tomar café? Hoje existem vários jeitos e máquinas que permitem dar ao café diferentes gostos e aromas. Conheça a seguir algumas formas de preparar o bom e velho café, desde as mais antigas até as mais modernas. (Fonte: MdeMulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo