No almoço de domingo ele é o prato preferido. Além de delicioso, é pratico e criativo. Combina com legumes, queijos, carnes e até frutas. O macarrão é o nosso companheiro nos finais de noite e também quando queremos demonstrar nossos "dotes" culinários. Afinal, quem resiste a uma boa massa? É justamente por oferecer tantas vantagens, que o prato é homenageado no dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão.
A data é lembrada em vários países, entre eles Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. O dia é comemorado desde 1995, a partir da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, perdendo apenas para Itália e Estados Unidos. Somente em 2014, os brasileiros comeram mais de 1.200 toneladas de massas, de acordo com a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados). Em média, cada brasileiro come 6,2 kg de macarrão a cada ano. Na Itália o consumo chega a 28 kg por habitante/ano.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
A massa preferida por aqui ainda é o espaguete, que representa 57% do consumo. Em seguida vem o fusili, o famoso macarrão parafuso, com 15%. A terceira massa mais consumida é a de lasanha, que responde por 5% do consumo nacional.
Alimento saudável
O macarrão é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária, afinal seus inúmeros cortes – só no Brasil são mais de 30 variedades - permitem combinações com diversos molhos, carnes e vegetais. Por ser tão popular na mesa do brasileiro a massa também está envolta em diversos mitos.
Com certeza o mito mais difundido de todos é que o macarrão engorda, por ser rico em carboidrato. Mas segundo a nutricionista Priscila Rosa, consultora da Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul, não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos. Entretanto, se consumido nas quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o esse alimento resulta em mais energia para o dia a dia. A recomendação diária de consumo de carboidratos - indicado pelo Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde - é de 5 a 6 porções diárias.
Para as mulheres que sofrem com a tão temida TPM mais uma notícia boa: o macarrão pode ajudar a liberar serotonina, substância química que age no cérebro gerando a sensação de bem-estar e tranquilizando os ânimos.
"O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos "leves" a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe e carne bovina magra) ou uma boa salada de folhas e vegetais", finaliza a nutricionista.
Então, já que o macarrão está 'liberado', que tal apostar em receitas pra lá de saborosas para comemorar o Dia do Macarrão. Confira na galeria uma seleção especial com 25 receitas dessa massa suculenta e deliciosa: