Cursos e Eventos

Chocolates: saiba como armazenar o doce e prolongar a qualidade

17 dez 2013 às 10:49

Dezembro chegou e com ele os preparativos para o Natal. Nesta época do ano, muitos são adeptos da fabricação do próprio chocolate, que irá compor a mesa na véspera ou será usado como forma de presentear amigos e familiares. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Natal é a segunda maior época em que chocolates são vendidos, perdendo apenas para a Páscoa. No entanto, a atenção deve ser voltada para a maneira como o doce será armazenado.

Com o calor típico do mês, você pensou na geladeira como primeira alternativa? Saiba que a refrigeração do doce não é indicada. De acordo com Rosângela Cristina, especialista em chocolate e proprietária da Cacau Nuts, indústria de chocolates, na geladeira, a manteiga de cacau vai se separar da massa e subir para a superfície, o que o deixa "esbranquiçado". "Ele não estará estragado, mas isso compromete as propriedades do alimento", observa. O ideal, é que permaneça a uma temperatura entre 20° graus e 25° graus.


[local="20131218-3885"]


Como guardar


Rosângela explica que o papel alumínio pode ser um aliado na hora de conservar o chocolate. "Embrulhar o doce - que permanece com a embalagem original - no papel alumínio e deixa-lo em local seco, fresco e arejado, contribui para manutenção adequada do alimento", complementa. "Outra dica: sabe aquele armário que fica no lugar mais fresco da cozinha, com portas para separar os alimentos? Lá pode ser um bom lugar", acrescenta. Ela orienta que haja esta divisão, para que o chocolate não adquira sabor e odor fortes no contato com outros mantimentos.

Serviço:
Cacau Nuts (www.cacaunuts.com.br)


Continue lendo