Quase tão antiga quanto à própria culinária a caldeirada tem sua origem contestada pelos historiadores. Alguns dizem que o prato surgiu no Japão, preparado em grandes caçarolas de barro com peixes e animais caçados nos mares e montanhas. Outros defendem que as caldeiradas são tipicamente portugueses, um prato cozido composto por uma diversidade de peixes e condimentos.
O fato é que, adaptada de acordo com a cultura de cada região, é possível encontrar a caldeirada em diversos países. Em Curitiba, o chef Clau Ferreira lançou mão da clássica receita e reinventou o prato para compor o cardápio do recém-inaugurado Bistrô Rochelle, anexo ao tradicional Hotel Rochelle.
''Eu deixei a receita um pouco mais picante'', conta o chef, avisando do diferencial da receita, que também ganhou temperos típicos, como o hondashi, e até o espumante em sua composição. ''E por ser composto de frutos do mar o prato vai bem acompanhado por um vinho encorpado, mas também pode ser servido com um bom espumante brut'', ensina o chef. Ele tem preferência pela culinária franco-italiana, mas não dispensa as tradicionais receitas da gastronomia mediterrânea, como é o caso da caldeirada de frutos do mar.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Mais ou menos líquida, a caldeirada é servida em cumbucas, como uma sopa, e em algumas regiões pode ser servida também sobre fatias de pão ou com pedaços de pão torrado. Na adaptação de Ferreira, o prato ganhou sofisticação, ingrediente indispensável para a boa gastronomia.
O chef, que nasceu no interior de São Paulo e mora há oito anos em Curitiba, tem vasta experiência na culinária hoteleira e já foi responsável por montar o cardápio de vários restaurantes na cidade. Com apenas 28 anos, Ferreira já acumula 14 anos de experiência gastronômica.
Ele começou a trabalhar na cozinha aos 16 anos, inspirado pela mãe e avó que eram cozinheiras de mão cheia. Logo foi chamado para ir a São Paulo, desenvolvendo uma vasta experiências em hotéis e restaurantes da cidade. A caldeirada do chef foi criada com exclusividade para o bistrô do hotel, mas Ferreira ensina a receita para quem quer se arriscar em casa. Acompanhe.
Caldeirada de frutos do mar
Ingredientes (para uma porção):
- 70 gramas de lula
- 70 gramas de marisco
- 70 gramas de polvo
- 100 gramas de camarão
- 100 ml creme de leite
- 100 ml de vinho branco
- 100 ml espumante (brut)
- 10 gramas de curry verde
- 2 gramas de sal
- 2 gramas de pimenta do reino
- 50 gramas de hondashi
Modo de preparo:
Junte os ingredientes (menos o espumante, o creme de leite e o curry verde) em uma frigideira já aquecida com manteiga e um pouco de alho. Coloque o espumante, deixe reduzir e em seguida coloque o creme de leite e o curry verde. Finalize corrigindo o sal e é só servir.
* O Bistrô Roochele fica anexo ao Hotel Roochelle, na Rua Tibagi, 307, em Curitiba.