Receber os amigos em casa está em alta. Afinal, quem não gosta de um petit comitê formado pelas pessoas mais queridas? Para dar um tom descontraído aos encontros, é cada vez mais comum dividir também o momento de cozinhar para os convidados, transformando reuniões informais em encontros gastronômicos, sempre regados a muitas risadas e, por vezes, invencionices culinárias.
Cardápio
Para aqueles que estão começando ou para quem quer variar no cardápio, o chef da CampCarne, Henrique Silva Campos apresenta algumas opções de pratos para receber os amigos. "Para começar o ideal é servir alguns petiscos enquanto o prato não fica pronto. Uma tábua de frios bem montada, mix de nuts e frutas secas não dão muito trabalho e agradam o paladar de todos", orienta.
Como entrada, o chef dá algumas sugestões fáceis de preparar como, por exemplo, damascos com queijo brie e tomate seco. "A dica é simples e pode ser preparada antes dos convidados chegarem. Deixe o damasco cortado ao meio submerso em vinho branco por 12h. Após esse período, retire o damasco, coloque uma fatia de queijo brie em cima e um pedacinho de tomate seco". Outra dica é preparar um caldo de palmito ou ervilha. "Os caldos podem ser preparados um dia antes e não perdem o sabor", acrescenta Campos.
Para o prato principal, a sugestão é risoto de queijo com filé mignon ao molho de vinho. "O filé mignon é o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura, ideal para refeições menos calóricas. Além disso, é uma carne fácil de cozinhar", afirma Campos. (Confira a receita abaixo).
Segundo Campos, para não errar na quantidade de comidas e bebidas, vale calcular com antecedência. "Para a carne, devemos calcular 200 g por pessoa. O arroz deve ser calculado com 50g por pessoa, ainda cru. Já para o vinho, considera-se uma garrafa a cada duas pessoas e o refrigerante, 1 garrafa grande para cada 5 pessoas".
Harmonização
Para esse jantar, o ideal é servir um vinho tinto leve, como por exemplo, o Pinit Noir.
Trilha sonora
Para compor a trilha sonora do jantar vale pensar em músicas mais calmas que não atrapalhem a conversa. Vale fazer uma seleção eclética de músicas passando pelas nacionais e internacionais.
Decoração
Para montar a mesa, uma boa sugestão é utilizar passadeiras de linho, simples e bonitas. Não é necessário marcar os lugares para que os convidados sintam-se à vontade. Aposte nas cores e estampas das peças para dar um charme. A mesa pode ser enfeitada com vasos de flores baixas e coloridas alegrando o ambiente.
Receitas
Filé mignon ao molho de vinho (serve 6 pessoas)
Ingredientes:
1 kg de filé mignon cortado em bifes grossos
1/2 (sopa) de farinha de trigo
1 (sopa) de salsa picada
1 (sopa) de manteiga
1 (sopa) de óleo
1/2 de champignons fatiados
1/2 de vinho branco seco
1/2 de água
1 de caldo de carne
1 cebola picada
Modo de Preparo:
Aqueça uma frigideira, derreta a manteiga e o óleo e frite os filés
Acrescente a cebola, o caldo de carne, o vinho branco e a farinha de trigo dissolvida em meia xícara de água.
Mexa bem, adicione os champignons e a salsa e deixe ferver por 5 minutos
Risoto de Queijo
Ingredientes:
1/2 cebola picada
Azeite
1/2 pacote de arroz arbóreo
1 fatia de Blue Cheese (150g)
200 g de Grana Padano ralado
1 taça de vinho branco comum
30 g de manteiga sem sal
2 tabletes de caldo de legumes
2 litros de água
Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque a água e os tabletes de caldo de legumes e leve para ferver
Em outra panela, refogue a cebola com bastante azeite, adicione o arroz e mexa. Em seguida, adicione o vinho e continue mexendo até que toda a água seque
Adicione a água com o caldo de legumes aos poucos, conforme seca o caldo, até que o arroz chegue ao cozimento
Adicione os queijos e mexa bem. Em seguida, adicione a manteiga.