Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saboroso e nutritivo

Celebre o Dia do Sorvete com muito sabor

Redação Bonde
24 set 2010 às 09:25

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, é comemorado o dia do sorvete. A data, instituída pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), marca o início das temperaturas mais quentes no País, época em que se acentua o consumo de sorvetes no Brasil e que responde por 70% das vendas do setor.

Segundo a ABIS, a mudança cultural em relação ao sorvete vem tomando corpo. Entre o segundo semestre de 2002 (data da fundação da associação) e 2009, o consumo total de sorvetes no Brasil cresceu 39,5%, passando de 713 milhões de litros/ano para 995 milhões de litros/ano, enquanto o consumo per capita teve um aumento de 28,71%, passando de 4,04 para 5,20 litros/ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grande desafio das indústrias de sorvete, porém, é incentivar o consumo durante todos os meses do ano e divulgar os benefícios da sobremesa. "O brasileiro não vê o sorvete como um alimento, assim como os americanos e europeus. As pessoas têm o costume de tomar sorvete apenas para se refrescar. Essa é uma cultura que temos tentado mudar. Países como os EUA, Canadá, Nova Zelândia e Itália chegam a consumir mais de 20 litros per capita", afirma o mestre sorveteiro e proprietário da gelateria I Scream Fernando Lana, de Belo Horizonte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Segundo ele, o que muita gente não sabe é que sorvetes produzidos com padrões de qualidade são alimentos completos, ricos em nutrientes como proteínas, açúcares, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais para uma nutrição balanceada.

Publicidade


O sorvete é um complemento alimentar de altas propriedades nutricionais e baixas calorias se comparado com várias outras guloseimas. Para se ter uma idéia, enquanto o sorvete comum (picolé ou bola de 45 gramas), à base de leite, possui cerca de 120 calorias, e o picolé à base de água tem 60 calorias; o chocolate ao leite (50 gramas) tem em média 250 calorias e um cheeseburger tem 300 calorias, ou seja, são muito mais calóricos.



Dia do Sorvete

Publicidade


A data foi criada para fazer lembrar que sorvete é gostoso, divertido e também nutritivo! Mas foi a indústria de sorvete que o popularizou e o tornou a unanimidade que é hoje. Em 1942, a marca Kibon lançou o primeiro picolé no Brasil, o Eskibon. Daí em diante, o mercado só cresceu e a cada ano chagam ao mercado muitas novidades deliciosas que aliam sabor e nutrição.


História

Publicidade


A história do sorvete começou com uma rixa na China, há cerca de 3 mil anos. Cozinheiros do palácio real disputavam para ver quem inventaria a receita mais saborosa e original. Ganhou uma mistura de neve das montanhas, suco de frutas e mel, servida ainda gelada. Quando a receita chegou à Itália – provavelmente pelas mãos de Marco Polo, no século XIII – ganhou novos ingredientes, como o leite, e tornou-se famosa entre os nobres. O gelato italiano só seria um produto mais acessível na França do século XVI, quando os cafés da "Cidade Luz" passaram a servi-lo fora do ambiente requintado dos castelos. Após uma escala na Inglaterra, o sorvete chegou aos Estados Unidos, onde, a partir de 1870, com as novas técnicas de refrigeração ele se tornou um produto industrial e definitivamente popular.


Os americanos criaram receitas como o ice-cream soda e o sundae e até hoje disputam a autoria da primeira casquinha com os italianos – que têm garantida a invenção do picolé, no começo do século XX. Antes de chegar ao palito, no entanto, o sorvete chegou ao Brasil. Em 1834, ele já era servido em "diferentes qualidades, tanto simples quanto amanteigados", segundo cardápio de uma dupla de confeiteiros do Rio de Janeiro, e feito com gelo importado dos Estados Unidos. No caminho inverso daquele percorrido na Europa, a novidade iria das ruas ao palácio, onde Dom Pedro II se deliciava com o sabor pitanga nos últimos anos da monarquia no Brasil.

Publicidade


Curiosidades


- No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

Publicidade


- Até o século XIX, o sorvete era considerado alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si (puxar o cabelo e sair na unha), porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.


- O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris (o Café Procope), ainda hoje o estabelecimento mais antigo da cidade.


- Diz a lenda que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo