Cursos e Eventos

Cebola sem choro, arroz soltinho... Vinte segredos espertos para facilitar sua vida na cozinha

22 jan 2016 às 13:51

Algumas dicas e truques podem facilitar, e muito, o seu trabalho na cozinha. Saber como picar cebola sem chorar, tirar a casca do tomate, entre outras facilidades, agiliza o tempo de preparo dos alimentos. Alguns toques especiais também ajudam a dar mais sabor aos pratos. Anote vinte segredinhos que vão melhorar seu dia a dia:

Ovo fresquinho


Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom.


Salsinha sem umidade


Essa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou picada, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seque as folhinhas com papel-toalha ou em um secador de saladas (encontrado em supermercados e lojas de utensílios para a cozinha) e, sobre uma tábua, pique bem. Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda.


Cebola sem choro


Sabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque na hora em que é cortada ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, formado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os. Para evitar essa desagradável sensação, use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente. Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda.


Tomate pelado


Eis um truque infalível para tirar a pele do tomate antes de preparar deliciosos molhos e refogados: com uma faca afiada, corte um X na base do tomate e coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.


Pimentões nada indigestos


Você fica com a digestão lenta depois de comer o legume? Para resolver o problema, basta retirar sua pele. A tarefa é simples: lave-o bem, sob água corrente, e enxugue-o. Espalhe um pouco de óleo em sua superfície e espete-o com um garfo grande. Aproxime-o da chama alta do fogão e, quando ele estiver chamuscado em todos os lados, retire-o do fogo. Em seguida, tire a pele esfregando o pimentão com papel-toalha.


Arroz mais soltinho


Se a vida te der limões... Coloque no arroz! É isso aí. Pingue algumas gotas de limão enquanto o arroz cozinha. Isso fará com ele fique mais soltinho.


Batatas crocantes


Coloque as batatas cortadas em água fervendo por alguns minutos, depois em água com gelo. Escorra, frite em óleo bem quente e seque em papel-toalha. Você vai ver como elas ficam leves e crocantes!


Para ter batatas sequinhas por fora e macias por dentro, coloque os palitos de batata no congelador ou freezer por meia hora antes de fritar.


Se você simplesmente jogar sal sobre as batatas fritas elas podem não ficar salgadas de maneira uniforme. Para evitar que isso aconteça, coloque uma porção de batatas fritas dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo você tempera e 'enxuga' as batatas de uma só vez.


Carnes macias e douradas


Quer dar aquela cor dourada e apetitosa aos bifes? Coloque na frigideira uma colher de sobremesa de massa de tomate na hora da fritar ou grelhar. Outra opção é adicionar uma pitada de açúcar no momento da fritura.


Para que um assado fique dourado, pincele molho de soja antes de levar ao forno.


Quando você fizer bolinhos de carne e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata pequena.


Para evitar que a carne assada resseque, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água.


O bife à milanesa ficará mais gostoso se você misturar a farinha de rosca com um pouco de manjericão picado e alguns dentes de alho triturados.


Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, depois em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.


Frango macio e gostoso


O frango ficará mais macio se você colocar no tempero ou no cozimento uma pitada de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio. Já o frango à milanesa ganhará mais sabor se você acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.


Hortaliças sem cheiro


Quando você cozinhar hortaliças com cheiro forte, como a couve-flor e o repolho, acrescente à água uma colher de sopa de leite.


Bacalhau sem sal


Esqueceu de dessalgar o bacalhau na véspera? Para agilizar o processo ferva o peixe com uma colher de sobremesa de farinha de trigo por alguns minutos. A farinha absorverá todo o sal.


Abacate clarinho


Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer. Outra opção é passar uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada antes de guardá-la na geladeira.


Coco sem casca

Quem nunca ficou lutando para soltar os pedaços de coco fresco da casca? Isso parece mesmo uma missão quase impossível. Mas não é. Você vai facilitar esse trabalho se colocar o coco inteiro dentro do forno ou sobre o fogo por alguns minutos. Se optar pela chama do fogão use um garfo para ir girando o coco sobre o fogo. O calor fará com que a casca quebre e se solte com mais facilidade. Você vai sofrer menos e conseguir pedaços maiores da fruta.


Continue lendo