O mês de junho é especialmente dedicado às carnes nobres no Mercado Municipal de Curitiba. Uma parceria entre o Sebrae/PR, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac/PR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar/PR), leva ao Mercado Municipal, pela terceira semana consecutiva, estandes de empresas paranaenses produtoras de carnes especiais.
São suínos, coelhos, avestruz, carne bovina, de cordeiro e caprino, todos reunidos em uma feira cujo objetivo é conquistar consumidores, profissionais de restaurantes, frigoríficos e açougues para difundir o comércio e o consumo de carnes produzidas utilizando tecnologia apropriada, com melhoramento genético, manejo, alimentação e sanidade adequados, que proporcionam à carne maciez, suculência e sabor.
O agronegócio paranaense, hoje, apresenta-se como um segmento moderno e tecnologicamente avançado, para a produção de bens de consumo diferenciados, voltados para grupos de consumidores específicos. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, o projeto deve estimular a produção e o consumo de carnes nobres pelo público paranaense, abrir novos mercados, capacitar profissionais produtores e comerciantes de carnes no Estado e, principalmente, difundir e popularizar o conceito de carnes nobres.
Segundo Maria Isabel, o governo estadual classifica algumas carnes exóticas como carnes nobres, mas muitas pessoas não sabem o que esta denominação significa. "Entre outros objetivos, queremos estimular a produção de carne de avestruz, coelho e cordeiro, por exemplo, como um substituto à carne bovina que, em tempos de crise, deve ter seu valor aumentado e sua área de produção reduzida. Apostamos nas carnes nobres como mais uma opção para o produtor paranaense e também para o consumidor final."
Semana do avestruz
Nesta semana, entre os dias 18 e 21 de junho, o evento é dedicado ao avestruz e traz amostras de cortes especiais, gastronomia, degustação, palestras e rodadas de negócios. A carne de avestruz se destaca por se tratar de uma opção saudável, com baixo teor de calorias, gordura e colesterol, fácil digestão, alto índice de ferro em sua composição, e presença de omega 3 e 6 (em teor que só é encontrado em algumas espécies de peixes), com preço similar ao da carne nobre bovina.
De acordo com estudo de mercado realizado pelo Sebrae/PR em novembro de 2008, a compra e comercialização de carne de avestruz no Paraná ainda não chega a 400 kg por semana, enquanto que a bovina ultrapassa a casa das 62 toneladas no mesmo período. Porém, a grande maioria dos produtores e restaurantes entrevistados afirma que comercializariam a carne se houvesse aumento de solicitação por parte do cliente. "Queremos que as pessoas conheçam a carne de avestruz e a incluam em seu cardápio rotineiro, como uma forma de estimular sua produção pelos frigoríficos paranaenses", afirma Maria Isabel.
Segundo a presidente da Cooperativa dos Estrutiocultores do Paraná (Estrutipar), Maisa Cordava, o consumo da carne de avestruz ainda é baixo em todo o Brasil devido ao alto preço que era praticado quando a carne chegou ao País, porém esse quadro mudou muito nos últimos anos. "As pessoas ainda têm uma ideia de que o avestruz é uma carne cara e difícil de ser preparada, porém, hoje, seu custo se assemelha ao de uma carne nobre bovina, com inúmeros benefícios nutritivos com relação à mesma. Além disso, é uma carne de fácil preparo. Nesta semana, queremos desmistificar esses mitos, oferecendo oficinas de corte e preparo, além de degustações."
Restaurantes que oferecem avestruz
Durante os dias do evento, dois restaurantes de Curitiba se dedicarão à carne de avestruz, para serví-la em uma receita especial aos seus clientes: o restaurante Anarco, no Mercado Municipal de Curitiba, e o Restaurante Armazém Italiano, na Avenida Sete de Setembro, 4.750.
O proprietário do restaurante Armazém Italiano, Bruno da Silva Draghi, aposta no avestruz em seu cardápio. "Já servimos carnes nobres, mas o consumidor em geral ainda tem alguma restrição aos pratos. Esse tipo de iniciativa deve aproximar o Paraná de países da Europa que já trabalham com carnes exóticas e, por isso, chamar a atenção de um público mais seleto, até conquistar os consumidores para incluírem esse tipo de prato em sua alimentação diária", conclui.
Projeto Comércio Brasil
O mês das Carnes Nobres conta ainda com a consultoria do projeto Comércio Brasil, que facilita o acesso e o relacionamento sustentável entre micro e pequenas empresas e novos canais de comercialização.
No projeto, um profissional credenciado do Sebrae/PR oferece informações e consultoria para o planejamento estratégico a partir de conhecimentos de mercado, concorrência e oportunidades, utilizando como principais canais revendedores, atacadistas, varejistas e representantes comerciais.
Programação do evento
De 18 a 21 de junho – Carne de avestruz
De 25 a 28 de junho – Carne de bovino
De 2 a 5 de julho – Carne de cordeiros e caprinos
Horário: De quinta a sábado, das 8 às 18 horas e domingo, das 8 às 13 horas.
Local: Mercado Municipal de Curitiba – Avenida Sete de Setembro, 1865.
Eventos paralelos
Oficinas de cortes – Sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h.
Oficinas de gastronomia – Às sextas-feiras, das 14h às 17h, e sábados, das 15h às 17 h.
Degustação de produtos – De quintas-feiras a sábados, das 11h às 12h e das 16h às 17h.
Para participar dos cursos, basta se inscrever no local, pelo telefone (41) 3350-3862 pelo e-mail lkrasnhak@smab.curitiba.pr.gov.