Cursos e Eventos

Camarão na moranga tem novo endereço em Curitiba

31 dez 1969 às 21:33

Quando você pensa em uma deliciosa refeição à base de frutos do mar, o ponto de referência para o curitibano é a Rua Mateus Leme, região que concentra vários bons restaurantes especializados no assunto. Pois, uma dessas casas, o Albatroz, com dois endereços na Mateus Leme, resolveu inovar. O terceiro ponto da rede foi parar no bairro Batel. Nada menos que uma ampla casa, da década de 70, projetada pelo arquiteto Rubens Meister, responsável pelo projeto do Teatro Guaíra.

A modernidade da casa surpreendeu o proprietário e chefe do Albatroz, Luciano Karam. Um dos aspectos que chamou a atenção foi que, mesmo tendo sido desenhada em uma época em que a preocupação ambiental não era referência, a residência já foi projetada com cisternas para captação de água de chuva. Além de retirar as paredes internas, a maior mudança estrutural aconteceu na cozinha. O resultado final foi uma casa bem agradável, com bom espaço de circulação interno, estacionamento frontal e um convidativo jardim interno, onde os clientes podem fazer as refeições, em dias de semana, quando o movimento é mais calmo. Nada mal para aproveitar o horário de verão.


E, se desfrutar o jantar no jardim for a pedida entre segunda e sexta-feira, há novidade também nos finais de semana. A presença de uma jovem preparando diversos tipos de drinks e caipirinha ajuda a abrir o apetite. Mas, impossível acreditar que diante de tantas delícias seja preciso de uma "ajudazinha" para abrir o apetite.


O sistema continua o mesmo das outras duas casas: bufê de pratos frios e quentes e rodízio de frutos do mar. Além dos pratos já conhecidos pela clientela do Albatroz, há uma nova iguaria que o chefe Luciano apresenta com orgulho: bolinho de caranguejo. O prato, ele conheceu quando visitou os Estados Unidos. Não sossegou enquanto não descobriu os ingredientes e desenvolveu a receita no seu restaurante. O bolinho de caranguejo é um pouco mais condimentado do que o tradicional, pois Luciano acrescentou à massa ingredientes como pepino azedo bem picadinho, páprica e cominho.


Muitos dos pratos servidos no restaurante foram desenvolvidos por Luciano Karam, que até os 23 anos - e desde os 14 anos - trabalhou na indústria gráfica. O Albatroz foi comprado, em 1994, em sociedade com a mulher Simone. A moça, sim, vem de família com tradição em restaurante.


No início, a idéia era que Simone ficasse responsável pela cozinha e Luciano, pela administração da casa. Mas, o destino resolveu interferir e os papéis se inverteram. O moço acabou fazendo cursos de chefe de cozinha e, hoje, a família é muito dedicada ao restaurante, tanto que as duas filhas do casal, de 11 anos e seis anos, não comem carne, apenas frutos do mar. "Foi opção das meninas. Eu e minha mulher comemos carne", afirma Luciano.


Outra novidade do novo Albatroz é o sistema delivery para o prato mais pedido da casa, Camarão na Moranga. Quem encomenda recebe em casa a moranga, o recheio separado para ser colocado na hora de servir e a porção de arroz. Boa idéia para quem não quer trabalho na cozinha, mas gostaria de impressionar os convidados. Porém, se você preferir fazer o prato em casa, click no link abaixo para preparar a receita cedida pelo chefe Luciano Karam.

Receita de Camarão na Moranga


Continue lendo