Entrar em uma dieta não é fácil, evitar isso, comer mais aquilo. Todo detalhe conta na hora de cuidar mais da alimentação e deixar nosso corpo e mente em ótimo estado. Para isso, você pode adquirir um hábito simples, mas que com certeza fará toda a diferença: ficar atento a quantas calorias possuem as refeições que você ingere.
Calorias são unidades de calor, responsáveis por dar energia para que o nosso organismo possa desenvolver suas atividades perfeitamente. Contudo, o excesso dela pode ser muito prejudicial.
Às vezes aquela refeição que você jurava ser calórica seja bem menos do que você imaginava (ou ao contrário). Aprenda a calcular as calorias para não correr o risco de abusar dessa fonte de energia:
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
De olho na embalagem
Todas as embalagens possuem, obrigatoriamente, uma tabela com todos os valores nutricionais do produto. Atente-se aos valores que constam no carboidrato, proteína e nas gorduras totais (lipídios). São esses valores que farão parte do seu cálculo.
Multiplicando
Multiplique a quantidade de carboidrato por 4. Em seguida, multiplique o valor da proteína também por 4. Por fim, multiplique a quantidade de gorduras totais por 9.
Somando
Some os três resultados e tcharãn: o resultado irá revelar quantas calorias aquele alimento possui.
Fórmula: quantidade de carboidratos x 4 + quantidade de proteína x 4 + quantidade de gorduras totais x 9 = valor calórico do alimento
Porém, para saber o valor do prato, você deve fazer esse cálculo com cada alimento utilizado para montá-lo. Parece ser trabalhoso, mas a dica é montar uma tabela com alguns "pratos padrões" para ajudá-lo a se orientar.
(Com informações de TudoGostoso)