Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Concurso BrewChef

Brasil a La Carte revela novos talentos da gastronomia paranaense

Redação Bonde
02 abr 2014 às 16:06

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Renato Camassutti Bedore foi o grande vencedor do 1º Concurso BrewChef, realizado em Curitiba, no último final de semana, durante o Brasil a La Carte - maior festival gastronômico do Sul do Brasil. A competição inédita no Brasil visa agregar novos sabores à gastronomia unindo-a à cultura cervejeira, além de desafiar a criatividade dos participantes, que elaboraram pratos com o tema: "A cerveja artesanal harmonizada à gastronomia paranaense".

Na primeira fase, foram analisados os pratos de 437 candidatos, que utilizaram para compor as receitas as cervejas DUM, F#%*ing Beer, Morada Cia. Etílica, Pagan e Way Beer. Destes, 14 foram classificados para a final, que contou com um júri composto por nove especialistas - entre eles, o cervejeiro americano Brian Strumke, criador da Stillwater Artisanal Ales, cervejaria itinerante que já passou por 13 países e produziu cerca de 50 rótulos no mundo inteiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A receita vencedora do 1º Concurso BrewChef chama-se "Doce Ambigrama" e ganhou este nome porque foi harmonizada com a Double Vienna, da Morada, cujo rótulo é conhecido pelo interessante ambigrama (virando a garrafa de cabeça para baixo, o nome continua legível). A montagem do prato, com duas fatias triangulares do doce, além de remeter ao "Double" da cerveja, também permite que ele seja visto da mesma forma, de qualquer lado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


De acordo com Bedore, o primeiro objetivo foi sair do óbvio e ir além da harmonização. Foi então que o chef revelação - eleito o melhor do concurso pelo voto popular - decidiu estudar a cerveja e levar a história da Double Viena para o prato. E o conceito do conjunto partiu do princípio "Km zero": todos os ingredientes são locais e o chef formado em 2012 pelo Centro Europeu buscou harmonizar cada sabor e aroma e trouxe à combinação uma história, que começou a ser contada na escolha dos produtores dos ingredientes. O queijo de cabra da Estância Eldorado, de Campo Largo (PR), e o café da Fazenda Califórnia, de Jacarezinho, no norte do Paraná, foram alguns dos itens selecionados por ele.

Publicidade


Bedore conta que o doce foi feito para ser degustado com a cerveja: "um complementa o outro", afirma. "A Double Vienna pede um bolo seco que, se for provado sem a cerveja, não tem a mesma aprovação", garante. A sobremesa possui três camadas que, à medida em que vai sendo absorvida pelas papilas gustativas - em conjunto com a cerveja -, revela sabores diferentes e acentua as percepções dos ingredientes da própria bebida. A base do doce, formada por uma massa de bolo, revela o malte, que traz notas de caramelo e dá à bebida a cor cobre. O creme da receita harmoniza com o corpo da Double Vienna, levemente adocicado, com intenso frescor aromático, que remete ao maracujá. A sobremesa é finalizada com uma flor de capuchinha, que remete ao floral do lúpulo americano amarillo gold.


O resultado do concurso é o primeiro grande reconhecimento do chef e a certeza de que está no caminho certo: com os sócios Luiz Mileck e Daniel Martins, Bedore abriu a empresa Vivah Vivências Gastronômicas, cujo propósito é levar ao consumidor experiências gastronômicas em harmonizações de pratos com cafés, cervejas e vinhos.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


De acordo com André Junqueira, proprietário da Morada Cia. Etílica e um dos idealizadores do concurso, o prato surpreendeu a todos. "Ele estudou a fundo e criou algo inédito e surpreendente", destaca. "Bedore tem o dom de transformar uma refeição numa experiência única", complementa Strumke. Junqueira também ressalta o alto nível dos classificados: "ficamos espantados com a qualidade dos pratos apresentados. Realmente, o Paraná está muito bem servido, tanto em cervejas, quanto em chefs criativos. Todos estão de parabéns pelo alto nível técnico deste primeiro concurso", finaliza.


Concurso BrewChef - Classificação final, por categoria

Publicidade


Amburana Lager, da Way Beer


1º Lugar - Ramon de Brito Costa Pinheiro Lima
2º Lugar - Rafaela Tavares Reis
3º Lugar - Ozelia de Moura Alencar

Publicidade


Double Vienna, da Morada Cia. Etílica


1º Lugar - Renato Camassutti Bedore
2º Lugar - Ellison Bora Delli Colli
3º Lugar - Roberto Mello Pereira Filho

Publicidade


F#%*ing American, da F#%*ing Beer


1º Lugar - Camila Radefeld Meirelles Biavaschi
2º Lugar - Renato Gabriel de Lima
3º Lugar - Simone Cristina Lagos

Publicidade


Jan Kubis, da DUM Cervejaria


1º Lugar - Robilson Maurilio dos Santos
2º Lugar - Jessyca Regina Soares da Silva


Pagan IPA, da Cervejas Pagan

1º Lugar - Thariane Pereira Marconcin
2º Lugar - Rafael Korioluk
3º Lugar - Andrea Paz


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo