Você já perdeu as contas de quantas vezes seus bolos acabaram na lata do lixo. Você muda a receita, a farinha e até o forno, mas alguma coisa sempre dá errado: o bolo fica 'solado', cresce só no meio, a massa fica rachada, etc, etc... Mas não desista ainda. O primeiro passo para mudar essa sina é entender o que aconteceu de errado nas diferentes situações em que seus bolos não deram certo. Lembre-se que para tudo há uma explicação, e na cozinha não é diferente. A qualidade dos ingredientes que você usa, a textura da massa, a temperatura do forno, tudo pode influenciar o resultado final de um bolo. Confira a seguir quais as possíveis causas para o fracasso dos seus bolos.
O bolo solou, batumou
● Fermento vencido/inativo ou em pouca quantidade;
● Líquido em excesso;
● Falta de ovos;
● Quantidade insuficiente de açúcar;
● Pouca massa para uma fôrma grande;
● Bateu demais após incluir a farinha de trigo;
● Excesso de farinha de trigo.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
O bolo afundou no meio
● Insuficiência de qualquer um dos ingredientes secos;
● Excesso de líquido;
● Temperatura do forno alta demais;
● Excesso de açúcar ou de fermento;
● A mistura era leve e colocada em fôrma grande e funda;
● Abrir a porta do forno antes do tempo mínimo de cozimento (25 minutos).
O bolo ficou com o meio mais crescido
● Assar o bolo em grade muito alta;
● Temperatura excessiva, formando rapidamente crosta sobre a massa.
O bolo ficou compacto e pesado
● Excesso de gordura.
O pão-de-ló ficou com superfície irregular/rachada
● Excesso de fermento;
● Forno quente demais;
● Fôrma pequena;
● Assar a massa por muito tempo.
Para não errar
1. Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade. Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer, ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa.
2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado.
3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.
4. Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa.
5. Na hora de assar, preaqueça o forno por dez minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.
6. Ao tirar o bolo do forno, não deixe que ele encoste em uma superfície fria. Se a massa quente esfriar muito rapidamente, murcha. Também não coloque o bolo sobre o fogão. Ele vai demorar para esfriar e a massa pode ressecar.
7. Depois de untar uma forma com manteiga e farinha, coloque-a na geladeira por 5 minutos para hidratar melhor a farinha. Assim, o bolo vai desgrudar mais facilmente.
8. Unte apenas o fundo das assadeiras baixas. A massa crescerá por igual, grudando nas laterais, o que deixa o bolo retinho. Depois desgrude as laterais com a ajuda de uma faca.
*Essas dicas foram dadas pela especialista Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes, para a Revista Casa e Comida. Você também pode aprender como fazer bolos perfeitos visitando os links sugeridos abaixo. (Fontes: Blog Dona Amélia, Receitas de Mãe)