Cursos e Eventos

Bolo-de-rolo: o doce e saboroso patrimônio de Pernambuco

06 abr 2010 às 09:57

Se você não deseja ver um pernambucano irritado, nem ouse comparar o famoso bolo-de-rolo da região a um mero rocambole. Para eles, a deliciosa iguaria feita de camadas finíssimas de pão-de-ló recheadas com goiabada é tão importante que se tornou oficialmente um Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

Em Recife é raro encontrar alguém que não associe o bolo-de-rolo à Casa dos Frios. A tradicional delicatessen é a responsável pelo feitio da mais aclamada receita do quitute na capital. Fundada em 1957 na Rua da Palma, no centro da cidade, a Casa dos Frios possui lojas nos bairros de Boa Viagem e da Graça. Também é possível encontrar o bolo-de-rolo em um quiosque da empresa que funciona no saguão do Aeroporto de Guararapes.



Toda a produção do bolo é feita na loja matriz, localizada na Rua Rui Barbosa. Ali, uma das mais leais funcionárias é Dona Ana Maria Soares. Com mais de 80 anos, a incansável senhora trabalha há décadas na empresa. Nos anos 70, ao lado da proprietária Fernanda Dias, foi ela quem desenvolveu e aperfeiçoou a festejada receita do bolo-de-rolo. Dona Ana revela que seu diferencial é a técnica de enrolar as finíssimas camadas do bolo. "Tem que ser feito com a massa ainda quente. E apertar bastante". Ela ressalta ainda que é importante espalhar bem o recheio e não colocá-lo em excesso.


Apesar de o bolo-de-rolo pedir tradicionalmente o recheio de goiabada, na Casa dos Frios é possível encontrá-lo nos sabores de doce de leite, ameixa, chocolate, nozes e maracujá. Seja qual for a escolha, o importante é saber que, ao prová-lo, degusta-se também um dos maiores símbolos da culinária pernambucana. Confira a seguir a receita desta deliciosa iguaria pernambucana:


Bolo-de-Rolo


Ingredientes


- 150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar
- 4 gemas
- 1 xícara de farinha de trigo
- 4 claras batidas em neve
- Margarina para untar
- Açúcar cristal
- 200 gramas de goiabada
- 4 colheres (sopa) de água


Modo de preparo

Em uma batedeira, bater a manteiga e o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Juntar a este as gemas, uma a uma. Em seguida, acrescentar aos poucos a farinha de trigo. Desligar a batedeira. Juntar as claras em neve à massa em pequenas quantidades. Misturar delicadamente com o auxílio de uma espátula. Cobrir uma assadeira (com 50 cm de comprimento por 30 cm de largura) com papel manteiga pincelado com margarina. Colocar um quarto da quantidade total da massa na assadeira. Espalhar com uma espátula (a massa deve ser bastante fina). Assar em forno quente (observação: a massa deve ser retirada do forno ainda branca e não dourada). Polvilhar o açúcar cristal sobre um pano de prato grande. Enquanto isso, em uma panela, amolecer a goiabada com a água. Depois de assada, virar a massa sobre o pano de prato. Espalhar com uma espátula uma camada fina da goiabada. Enrolar (iniciando da largura e não do comprimento) delicadamente apertando bastante a massa e compactando-a. Reservar. Repetir o processo de feitio de mais uma massa. Espalhar novamente o recheio de goiabada. Colocar a primeira massa em cima da segunda e enrolar. Repetir o processo até que se tenha usado toda a massa. Ao servir, cortar em fatias bem finas acompanhadas, se desejar, de sorvete de creme.


Continue lendo