Não basta ser uma das frutas mais consumidas, saborosas e adoradas no Brasil, a banana tem benefícios que vão além do que se imagina. No caso da biomassa formada pela banana verde então, esses benefícios são muito maiores, mas além de sabermos quais são eles é muito importante aprendermos como utilizá-la na alimentação do dia a dia.
A biomassa de banana verde é uma massa pouco calórica, com alto teor de amido e baixo teor de açúcares. Os frutos ainda verdes atuam na proteção da mucosa gástrica e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo de forma similar a fibra alimentar, sendo assim excelente para o intestino. É também um excelente probiótico utilizado como alimento pelas bactérias da flora intestinal. Tem como consequência a absorção adequada de nutrientes, ajudando na melhora do sistema imunológico. Além disso, é fonte de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B que promovem aumento do pique e energia.
Como possui baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção sejam mais lentas. A quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também, aumentando a saciedade e contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes e combatendo o acúmulo de gordura corporal.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Todas essas razões levaram a culinarista funcional Lidiane Barbosa a utilizar a biomassa de banana em grande parte das suas receitas. Segundo a especialista, o produto pode substituir produtos como leite condensado, creme de leite, leite e maionese nas receitas.
Lidiane lembra que a biomassa não tem gosto específico, por isso não ira alterar em nada o sabor de diferentes pratos. "A maioria das pessoas que não conhece acha que, ao acrescentar a biomassa às receitas tudo ficará com sabor de banana, o que não acontece. Usar esse espessante no preparo dos pratos significa levar saúde ao nosso organismo", orienta.
Aprenda a fazer
Muito importante, as bananas verdes encontradas em supermercados e feiras sofrem um processo de aclimatização, são colocadas em um tipo de estufa para acelerar o processo de amadurecimento. Por isso temos que utilizar a banana verde retirada do cacho e que foi direto para sua cozinha ou seja o melhor lugar para compra-las é na feira. Converse com os feirantes e diga o que precisa.
Como fazer a biomassa
Tire as bananas verdes uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela. Não acelere o processo colocando panela na água da torneira).
Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.
Bata no liquidificador, se necessário acrescentar um pouco de água para formar uma pasta e esta pronta.
Validade: 3 a 6 meses no congelador. Congelar em potes de vidro em porções de 200g facilita o descongelamento. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.
Pode ser utilizado qualquer tipo de banana.