Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prato histórico

Bacalhau, dos barcos vikings à mesa de Natal

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que os vikings são considerados os pioneiros na descoberta do bacalhau? Apesar de não conhecerem o sal, eles obtinham o produto secando o peixe ao relento. Quando estivesse duro como uma táboa de madeira e pesando 5 vezes menos, estava pronto para o consumo, aos poucos, nas longas viagens pelos oceanos.

Apesar desse episódio da história, o peixe foi introduzido na culinária pelos portugueses, durante as grandes navegações, no século XIV. A descoberta se adequava às necessidades da época, como produto não perecível, que mantém suas características gustativas e pode ser salgado. O bacalhau era ideal para agüentar as longas travessias feitas pelo Oceano Atlântico, que poderiam durar meses. Imediatamente incorporado aos hábitos alimentares daquele povo, até hoje este peixe é considerado uma de suas principais tradições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na Idade Média, o bacalhau se enquadrou ainda à cultura cristã dos países de língua portuguesa, já que, muitos adeptos da religião deveriam manter um regime rigoroso nos dias de "jejum", sem o consumo de carnes consideradas "quentes", optando pelo peixe, extremamente incentivado pelos comerciantes da região. Ao longo dos anos, o calendário de jejum foi desfeito, mas o valor agregado ao alimento se manteve, tanto que, ainda hoje, tem uma forte ligação com o catolicismo, sendo especialmente consumido em duas das mais importantes festas cristãs: Páscoa e Natal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


No Brasil, a história não foi diferente e o consumo do bacalhau se popularizou ganhando destaque na mesa de milhares de brasileiros. E para atender a essa demanda, a empresa brasileira La Rioja, importa o produto, além de azeites, azeitonas, frutas secas, bebidas, queijos, conservas e outras especiarias, sendo considerada hoje um dos maiores importadores de bacalhau do mundo.


Ainda, unindo costume e tradição, Ricardo Rodrigues Breia, natural de Portugal e diretor da importadora de vinhos e azeites exclusivos da Região Demarcada do Douro -Vinhas do Douro-, revela uma verdadeira receita de Bacalhau do Porto, passada de geração em geração pela família, e algumas dicas importantes, consideradas "segredinhos da vovó".

"Ao colocar o bacalhau de molho, por exemplo, faça sempre com a pele fique para baixo. Assim, o peixe cresce mais livremente ao se re-hidratar. Pela mesma razão, evitar o empilhamento das postas", sugere Breia. Na hora de comprar o bacalhau, dar preferência ao tipo Porto, pois é melhor. Para certificar-se da qualidade, é só verificar se a pele se desprende facilmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo