Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sabor diferenciado

Arroz selvagem dá toque especial aos pratos exóticos

Redação Bonde
13 ago 2009 às 11:29

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Singular e repleto de sofisticação, o arroz selvagem encanta pela aparência, sabor e aroma diferenciados. Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro Selvagem é essencial na elaboração de pratos requintados, como faisão, ganso e carnes defumadas, peixes e fica maravilhoso na salada, tornando-a simplesmente especial.

A introdução do arroz selvagem na culinária internacional é bastante recente, embora fosse conhecida há mais de 500 anos pelos índios Ojibwa e Sioux, habitantes do norte dos Estados Unidos. Sem ser exatamente arroz (é da família das gramídeas), o Selvagem também pode ser servido como um cereal, combinado a frutas e mel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Na culinária norte-americana e canadense, ele é utilizado como cereal matinal, em sopas, saladas, pães e doces. Nas últimas décadas tem feito parte da cozinha internacional como alternativa para acompanhamentos sofisticados misturado ao arroz branco, acrescido de frutas secas, oleaginosas, reforçando seu sabor delicado e sua textura crocante", afirmou Carlos Marlon Cearense, representante comercial da Josapar, beneficiadora do arroz Tio João. "A cozinha natural valoriza este ingrediente como alternativa aos pratos tradicionais de carne. É curioso notar o contraste que se estabeleceu na forma de uso desse produto: ele se firma como ingrediente sofisticado apesar da sua origem natural e selvagem", comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


O diferencial do arroz Selvagem está na aparência (grãos longos, escuros, em forma de agulha), na textura firme (com contraste entre a parte externa escura, mais firme, e a parte central, branca e macia), no sabor suave de avelãs e na inovação. Os grãos são escuros (marrons e pretos), com textura macia, que acabaram por fazer dele uma especialidade gastronômica. Exala aroma marcante, semelhante ao de avelãs ou erva torrada (chá preto), o que o torna o favorito entre os mais requintados chefs de cozinha e gourmets do mundo inteiro. É um arroz de fácil digestão, contém alto valor protéico, é rico em fibras, vitaminas e sais minerais.

Publicidade


Preparo básico de arroz selvagem


Ingredientes

Publicidade


- 1 xícara (chá) de Arroz Selvagem (150g)


- 4 xícaras (chá) de água fria

Publicidade


- 2 colheres (chá) de sal


- 1 colher (sopa) de manteiga

Publicidade


- cheiro-verde picado a gosto


Modo de preparo

Publicidade


Lave bem o arroz, trocando a água várias vezes até que ela fique transparente. Coloque o arroz numa panela média, acrescente a água, o sal e leve ao fogo forte até abrir fervura. Abaixe a chama e cozinhe com a panela semitampada por 35 a 40 minutos. Escorra o excesso de água, acrescente a manteiga, o cheiro-verde e sirva em seguida, acompanhando carnes e assados em geral.


Depois de cozido, os grãos devem se abrir parcialmente, criando um contraste entre a parte externa, escura, e o interior branco. Rende 2 a 3 porções.

Serviço:
www.josapar.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo