Não é preciso dizer que na estação do sol os alimentos estragam mais rapidamente. Se a dona da casa não tomar alguns cuidados básicos, muitos mantimentos podem estragar com o clima quente do verão brasileiro. Para isso, é importante saber aonde guardar os alimentos para que eles tenham maior vida de consumo.
A nutricionista entrevistada, Martine Hagen, começa dizendo que produtos como catchup, mostarda e conservas não podem ficas expostos as grandes variações de temperatura, como acontece no famoso "tira daqui, põe ali" observado em restaurantes e lanchonetes, bem como em nossas próprias casas. Além do mais, caso o tempo de consumo seja grande o bastante para fazer o condimento mofar ou azedar, é melhor deixá-lo na geladeira onde a variação de temperatura é menor.
Ela alerta para não guardarmos latas de alimentos na geladeira. "Depois que a lata está aberta, é melhor colocar num potinho de plástico ou de vidro com tampa antes de deixar na geladeira", explica. Outra recomendação: não espere a comida esfriar para depois colocar na geladeira. Pode levar depois do almoço mesmo; a nutricionista garante que não há problemas.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Quanto a limpeza da geladeira, a dica é muito simples: um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. "Tire todos os alimentos da geladeira e, com um pano limpo, passe essa mistura em todos os compartimentos", ensina Hagen.
Geladeira organizada conserva melhor os alimentos
Não é à toa que geladeiras e refrigeradores tenham, cada um, as devidas divisórias destinadas aos alimentos. Como possuem características de conservação e refrigeração diferentes, é necessário respeitar o local de cada item na hora de guardá-lo. Caso contrário, como observado em muitas casas, o mantimento perde muitas de suas propriedades físico-químicas e pode estragar mais rápido.
Sobre a conservação de frutas, alimentos que mais apetecem no verão, Martine explica que o melhor é lavar bem e deixar todas as frutas na geladeira e de preferência dentro da gaveta, compartimento que tem a temperatura adequada para frutas e verduras. Até a indústria percebeu que é necessário mais espaço e, por isso, os refrigeradores modernos já tem gavetas separadas: uma para frutas, outra para verduras.
Outra novidade é a cestinha removível para os ovos. A porta, onde eles costumam ficar, não é o melhor lugar. "O local adequado é dentro da geladeira", finaliza a nutricionista.