Na versão doce ele tem massa fofinha e recheios variados, mas sempre deliciosos, que incrementam qualquer reunião para o café. Salgado, serve como lanche ou prato principal, e é bom acompanhamento para arroz, salada ou macarronada. Justamente por permitir uma grande variedade de sabores, não há quem resista a um delicioso rocambole.
Fácil de fazer, a massa tradicional é feita com ovos, açúcar, farinha de trigo e uma pequena quantidade de manteiga (e às vezes até sem ela), mas pode ser substituída por carne moída e massas salgadas, por exemplo.
O bolo enrolado tem presença garantida nas prateleiras dos mercados e nas padarias, mas há quem prefira se aventurar e preparar suas próprias receitas. E, nesses casos, a maior dificuldade no preparo ainda é enrolar a massa. Veja alguns segredinhos para superar esse obstáculo:
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
O segredo, isso vale para todo rocambole, é enrolar no pano de prato assim que começa a esfriar e deixar enrolado até que a massa esteja morna. Depois é só desenrolar a massa e rechear. Esse processo torna mais fácil a tarefa de enrolar o bolo junto com o recheio.
Polvilhe açúcar refinado (para a receita doce) ou trigo (para a salgada) sobre um papel ou pano umedecido, com o bolo ainda morno, para então espalhar o recheio ao enrolá-lo.
Sempre asse a massa em forno preaquecido e por pouco tempo. Isso garante que a massa não fique quebradiça e facilita na hora de enrolar. Se ficar tempo demais, a massa pode ficar muito seca nas bordas e na superfície, e assim ela fica quebradiça.
Comece o trabalho tão logo a massa comece a esfriar. Se isso não for possível, é melhor mantê-la coberta por filme-plástico, para que não perca a umidade nem se quebre.
Outra dica para não errar feio é optar por recheios cremosos: nada de muito líquido nem muito sólido. O primeiro umedece a massa, e o último pode rasgar ou amassar o bolo na hora de se espalhado.
Ficou com vontade comer rocambole? Depois dessas dicas todas é hora de aceitar o desafio e colocar a mão na massa. Não tenha receio. As receitas quase sempre são fáceis de fazer e muito saborosas. Confira nossas sugestões: