O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai começar um estudo sobre 23 tipos de alimentos industrializados para medir a quantidade de açúcar, sódio e gordura trans utilizada na fabricação. O objetivo é fornecer dados para o Ministério da Saúde discutir com as indústrias de alimentos uma alternativa para reduzir a quantidade desses ingredientes.
"Existe uma preocupação em substituir essas coisas por algo que tenha sustentabilidade. A gordura trans, por exemplo, é feita na maior parte das vezes a partir da soja, que temos em abundância. Então precisamos substituir por algo que tenha a mesma oferta", explicou Gomes Temporão.
Entre os alimentos a serem analisados, estão biscoitos, embutidos e salgadinhos prontos para consumo. Apesar de ainda não haver metas quanto à quantidade a ser diminuída nem ao tempo exato para que isso aconteça, o ministro espera que possa ser feito em três a cinco anos. A estimativa foi feita com base em ação semelhante realizada no Canadá.
Leia mais:
Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina
CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina
Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé
Um grupo técnico de trabalho, integrado por representantes do ministério e da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), está sendo formado para estudar as melhores formas de diminuir, eliminar ou substituir esses ingredientes. O excesso de sal, açúcar e gordura trans é responsável por doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.