A produção em grande escala e a necessidade de conservar os alimentos por muito tempo acabaram por determinar os parâmetros de qualidade do que se come hoje. Ainda prevalece a oferta de alimentos fruto da combinação nada saudável de toxinas, agrotóxicos e outros aditivos químicos aplicados durante o cultivo, além de conservantes e edulcorantes acrescentados na industrialização. Embora o preço baixo seja muito sedutor, cada vez mais, esses alimentos ganham a desconfiança dos consumidores, que se voltam para os benefícios dos alimentos livres desses "produtos".
O rótulo de orgânico, apesar de pesar no bolso, é sinônimo de qualidade de vida. E por consequência, garantia de proteção e saúde dos envolvidos na cadeia econômica: agricultores, recursos naturais e consumidores. De olho na boa aceitação e na procura por alimentos orgânicos, o Lambrequim Gourmet investe na elaboração do café-da-manhã composto por esses produtos. Até o final do ano, o restaurante, que funciona dentro do Bristol Ambassador Hotel (na Rua Visconde de Rio Branco), pretende oferecer 90% do buffet com comida orgânica.
Bolos, pães, frutas, sucos, biscoitos, ovos mexidos (caipira) e outros itens orgânicos são incorporados aos poucos ao buffet, com mais de 40 produtos tradicionais. "O mais difícil são os produtos à base de carne, como presunto e embutidos. No mais, estamos nos adaptando para o preparo desses alimentos, que precisam de um cuidado especial na manipulação e na conservação enquanto é exposto aos clientes. O sabor de um bolo de fubá orgânico é igual do feito com ingredientes tradicionais, a diferença é para a saúde", explica o sócio-gerente do Lambrequim, Carlos Matos.
Foram introduzidos no café-da-manhã, primeiramente, orgânicos não-perecíveis: achocolatado, açúcar cristal e mascavo, café arábico, melado, mel, chás, leite de soja, geléias, além de aveia, granola, linhaça, gergelim e outros cereais pouco habituais como "kummel", amaranto e quinua. Para quem gosta de experimentar novidades, um pequeno cálice de suco de aloe vera (babosa) com laranja e mel promete benefícios para o organismo.
"São produtos três vezes mais caros que os tradicionais. Fizemos um convênio com fornecedores do Mercado Municipal para adquirir alguns produtos. Agora com Mercado exclusivo de orgânicos e feirinhas, espero que os preços fiquem cada vez mais acessíveis", informa Carlos Matos, que contratou a consultoria de uma nutricionista para comprar e conservar de forma adequada os produtos orgânicos, que prometem melhorar as funções digestivas, a disposição e reduzem taxas de gordura do organismo. O café-da-manhã não é restrito aos hospédes do hotel, é também aberto ao público e custa R$ 15,00, por pessoa.
RECEITA
Bolo de fubá orgânico (Lambrequim Gourmet)
[local="20090506-590"]
Ingredientes orgânicos:
• 4 claras
• 4 gemas
• 2 xícaras de chá de açúcar
• 2 xícaras de chá de farinha de trigo
• 1 xícara de chá de fubá
• 1/2 xícara de óleo
• 1 xícara de chá de leite
• 1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo:
Bater as claras em neve e depois acrescentar as gemas, uma a uma. Colocar o açúcar, o óleo, o leite, o fubá e a farinha e continuar batendo. Colocar o fermento e bater por mais um minuto aproximadamente. Untar uma forma de pudim grande com óleo e colocar a massa, que deve assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.
Observação: Quanto mais produtos orgânicos a receita tiver, mais saudável será o bolo. Mesmo que não se tenha a totalidade dos gêneros orgânicos, já é maior o valor nutritivo. O custo do bolo orgânico é três vezes mais caro do que o tradicional.