Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evita oxidação

Acessório abre garrafas de vinho sem remover a rolha

Redação Bonde
31 jul 2013 às 12:46

Compartilhar notícia

- Reprodução/Coravin
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há várias formas de abrir uma boa garrafa de vinho, mas todas partem da premissa de que você dará conta dela de uma vez só (ou correrá o risco de ter sobras com gosto estranho). Agora um novo abridor da Coravin promete permitir que você beba uma taça por vez, sem comprometer a qualidade do vinho que resta na garrafa.

O Wine Access System 1000 tem um dispositivo que se parece muito com um abridor convencional, exceto que o tradicional espiral sacarrolhas foi substitutído por uma fina e oca agulha. Quando você a espeta na rolha, ela libera uma dose de argônio dentro da garrafa e pressuriza o conteúdo até fazer o vinho subir para dentro da agulha, fora da boca da garrafa — o que significa que não sobra espaço algum para que o ar entre ali. Quando você termina o serviço, a rolha volta para o seu lugar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ciência por trás desse sistema é uma simples questão de prevenir que a inevitável reação química que ocorre entre o vinho e o ar. Quando você tira a rolha de uma garrafa, os taninos do vinho dentro da garrafa começam a interagir com o oxigênio em um processo chamado oxidação, ou "achatamento". O processo produz peróxido de hidrogênio, o que acaba transformando o etanol do vinho em acetaldeído — o componente químico que envelhece o vinho (e causa a ressaca). Um pouco de oxidação é bom (o que explica por que alguns vinhos precisam "respirar" por alguns minutos), mas se demorar muito, para algumas garrafas, o acetaldeído acaba mascarando as sutilezas da coisa toda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bebida e um prato por R$22

Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé


Para bares e restaurantes que não conseguem manter uma carta de vinhos legal quando não há uma demanda constante, esse dispositivo pode lhes dar liberdade de ter alguns menos populares (ou mais caros) sempre em bom estado. O abridor da Coravin custa US$ 300. (Fonte: GizModo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo