O churrasco é uma das paixões dos brasileiros, além de uma ótima opção para se reunir com amigos e família. Mas, com o aumento expressivo que vem ocorrendo no valor das carnes, é preciso fazer algumas adaptações para manter a programação. Pensando nisso, o empresário e economista Nilson Pinto, churrasqueiro com mais de 40 anos de experiência, listou cinco cortes bovinos para economizar no churrasco.
Ponta de peito
Apesar da textura mais firme, a ponta de peito é um ótimo corte para churrasco. Ela fica na parte dianteira do boi.
Leia mais:
Para garantir uma maciez, grelhe por várias horas na parte superior da grelha. Uma boa opção é embalar no papel celofane, que simula um processo de cozimento em panela de pressão, por cerca de duas horas e
longe do fogo, garantindo, assim, sabor e maciez. Caso a carne ainda não esteja dourada quando for desembalada do celofane, retire o papel e a coloque de volta ao fogo só para finalizar.
Miolo de acém
O miolo de acém é outro corte muito saboroso, suculento e com boa quantidade de gordura.
É uma carne de cocção rápida, ou seja, o ideal é manter em fogo alto até atingir o ponto desejado. Uma curiosidade é que o corte denver steak , que tem ganhado grande popularidade, é parte do miolo de acém.
Ele tem grande marmoreio e suculência, sendo a “parte nobre”.
Maminha
Localizada na parte inferior da alcatra, a maminha tem uma capa de gordura fina e macia, por isso, o ideal é ser preservada no preparo.
Uma sugestão é selar a peça inteira, diretamente na grelha, sob calor intenso, ou cortar em steaks e fazer no espeto, como é feito com a picanha.
Paleta
O corte de paleta também agrada os amantes de carne. O shoulder steak é proveniente dessa parte.
Para seu preparo, o ideal é usar fogo forte, a cocção da carne é rápida na grelha. O corte tem uma membrana no meio, e muitos churrasqueiros recomendam tirá-la, mas ela fica mole e imperceptível na textura após ir ao fogo.
Cupim
Também localizada na parte do dianteiro do boi, o cupim é uma carne com bastante gordura entremeada, o que garante um sabor único.
Uma dica para o preparo é fazer beefs bem fininhos e temperados com sal. Não é necessário manteiga, uma vez que a quantidade de gordura natural já garante bastante sabor e maciez.