Os números ainda não são oficiais, mas o grande movimento registrado diariamente no Parque Ney Braga indica que as expectativas iniciais de repetir os excelentes resultados da ExpoLondrina do ano passado foram alcançados em vários setores.
De acordo com o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade organizadora da exposição, ao final da primeira semana de exposição, o público era igual ao do ano passado, que fechou com 539 mil visitantes.
"No setor pecuário, acredito que vamos fechar com uma liquidez superior ao ano passado, de 90,1%, e valores individuais (por animal) de 35% a 40% superiores ao ano passado. Isto porque o mercado está comprador", destaca Sgarioni.
No setor de veículos, as primeiras consultas também apontam que a comercialização foi boa, conforme visitas e conversas informais com diretores da SRP. "Algumas concessionárias afirmaram que estão muito bem, com resultados além da expectativa já que tinham como parâmetro o cenário econômico nacional. Outras revendas informaram que estão com negócios prospectados", informa Sgarioni acrescentando que, "como de costume, os restaurantes que estão na exposição se mostraram satisfeitos".
Visitas gratuitas e eventos técnicos
O público dos eventos técnicos, como em anos anteriores, foi bastante significativo. Todas as palestras, cursos, simpósios estiveram lotados. Em apenas quatro deles, realizados pela Sociedade Rural do Paraná (Simpósio Bem Estar na Fazenda, Ciclo de Palestras em Ovinocultura Moderna, Simpósio Eficiência em Produção e Reprodução Animal e workshop em Andrologia Bovina e Tecnologia do Sêmen) foram cerca de 1.200 inscritos.
Mais de 17 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e técnicas, além de idosos visitaram a ExpoLondrina, totalizando 152 grupos que foram recebidos no Parque Ney Braga, em visitas gratuitas.
Parceria com o Hospital do Coração
O Hospital do Coração foi um importante parceiro da ExpoLondrina 2015, mantendo um ambulatório, ambulância com UTI e atendimento médico dentro do Parque Ney Braga durante os 11 dias de evento. De acordo com dados preliminares do hospital, haviam sido registrados 850 atendimentos até às 11 horas deste domingo (19 de abril). A maioria foi relacionada a crises hipertensas, hipoglicemias e outros, como pequenos cortes e queimaduras ocorridas nas cozinhas das dezenas de restaurantes e barracas de alimentação.
Financiamentos
Linhas de financiamento variadas foram ofertadas pelas instituições presentes à ExpoLondrina. A Caixa Econômica Federal, que participa pela segunda vez na ExpoLondrina, comemora os bons resultados. "Seguramente vamos ultrapassar a meta de R$ 30 milhões, sendo que a maior parte dos contratos é de custeio e financiamento de máquinas", afirma o gerente de plataforma empresarial da superintendência da Caixa, Luiz Gastão Pinto Junior, lembrando ainda dos reflexos positivos que serão obtidos com os contatos pós-feira.
Entre as modalidades ofertadas pela Caixa, ele destaca o custeio antecipado, a possibilidade de o produtor , em até nove meses antes do momento do plantio, obter recursos para comprar insumos em uma condição mais vantajosa.
Segundo o gerente, a movimentação no estande foi muito boa. "Nosso grande objetivo é justamente divulgar, fazer chegar até o produtor rural as informações de que todos os mecanismos de crédito que ele precisa encontra na Caixa", ressalta.
O diretor de Negócios da Regional Norte da Sicredi União PR/SP, Paulo Ozelane, diz que houve um aumento de cerca de 20% na quantidade de propostas. Se elas se concretizarem, representam R$ 20 milhões a mais que o volume registrado no ano passado. Ele lembra que os reflexos da feira se estendem por até 90 dias após o término. "Mais negócios serão acertados."
O gerente de Prospecção da Região Norte do BRDE, João Carlos Kuritza, disse que, em vista do momento econômico, o resultado é bom. "Devemos fechar em R$ 50 milhões em prospecção", conta. "Tivemos muita procura e temos visitas agendadas por toda a região", acrescenta.
O Banco do Brasil ofereceu linha de financiamentos para maquinários e equipamentos e para aquisição de veículos de passeio e utilitários. "Prevíamos dificuldades em razão da elevação da taxa de juros, mas está dentro do esperado", afirma o gerente da Agência Calçadão (responsável pela participação do banco na feira), Paulo Zago.
Concessionárias atingem metas
Negócios fechados, boas perspectivas pós-feira e fortalecimento da marca. Concessionárias de automóveis comemoram os resultados positivos alcançados durante a ExpoLondrina.
No estande da Chevrolet/Metronorte, o número de visitantes foi maior que o dos anos anteriores e o índice de vendas também agradou. A expectativa era de igualar o número do ano passado, comercializando 160 veículos.
"A ExpoLondrina já é tradição da Metronorte e sempre oferecemos condições especiais, tanto que muitos clientes esperam a feira para fazer negócios", explica o diretor comercial Waldir de Rezende Filho. Segundo ele, entre as condições especiais estão S-10 para produtor rural com desconto de até R$ 26 mil e veículos de passeio com juro 0, além dos descontos.
Quem também elogia a boa movimentação é Adriano Ambrósio, gerente de vendas da Fiat Marajó, estimando que até quinta-feira, dia 16, foram comercializados 20 veículos. "A procura maior é pela pick-up Strada e pelo Palio. É importante participar porque estamos sendo vistos, fortalece ainda mais a marca."
Na Ford, três dias antes do término da feira já haviam sido vendidos 64 caminhonetes. O diretor comercial da Ford, Fabio Sitta, informa que também são oferecidas condições especiais aos visitantes da Expo, como descontos que chegam a R$ 28 mil e taxa 0.
O consultor de vendas da Opera Peugeot, Flavio Augusto de Lima, diz que foram feitos muitos contatos para vendas pós-feira. "Este ano serviu para dar visibilidade, fortalecer a marca", informa, destacando o modelo 2008, lançamento exposto no estante da concessionária.
Quem também aposta em bons negócios após a ExpoLondrina é o consultor de vendas da Jeep, Peres Oladi. "O movimento é ótimo, valeu a pena vir", resumiu. No estande os visitantes puderam ver o Renegade, primeiro carro da Jeep fabricado na unidade inaugurada no Brasil.
A marca Volkswagem dividiu o espaço entre as concessionárias Cipasa e Norpave. O gerente de vendas da Cipasa, observa que houve uma diferença no perfil do consumidor: se nos anos anteriores a procura era mais por carros populares, nesta edição da feira os clientes buscam carros luxuosos e mais equipados.
Participando pelo sétimo ano na feira, a PB Motos – concessionária da Yamaha, atendeu públicos de todas as classes, oferecendo consórcio, financiamento e desconto à vista. "Após a exposição vamos até o cliente formalizar a venda", observa o vendedor Carlos Roberto de Freitas.
A Caoa Hyundai recebeu, na ExpoLondrina, a visita do presidente da Hyunday Brasil, William Lee. Segundo informações da concessionária, a meta foi atingida e contam os negócios que serão concretizados pós-feira.
Na Toyota, a movimentação durante todo o evento foi muito boa, segundo Carlos Alberto dos Santos, supervisor de vendas diretas. Na manhã deste domingo (19), ele estava bastante otimista e acreditava que meta de 100 veículos vendidos na feira seria atingida.
Máquinas e implementos agrícolas
A ExpoLondrina mais uma vez foi excelente vitrine para a divulgação de máquinas e implementos. Além dos negócios realizados nos 11 dias do evento, os expositores investiram na divulgação dos produtos. "Os agricultores gostam e esperam a ExpoLondrina, onde veem novidades", afirma Sérgio Chapieski, gerente da Dimasa, revendedora Massey Ferguson.
Segundo ele, os negócios realizados ficaram aquém das expectativas, mas a empresa acredita nas vendas pós-feira. Chapieski afirma que o aumento das taxas de juro provocou uma retração na disposição de comprar máquinas, além do que, segundo ele, produtores fizeram a renovação da frota nos dois anos anteriores.
José Marcos Donha Júnior, gerente geral da DHL Valtra, afirma que a ExpoLondrina foi importante para a divulgação dos produtos. Ele também cita a taxa de juros como o motivo principal para a diminuição das vendas em relação ao ano passado. "O evento é importante para o contato com os clientes, que podem comprar nos dias subsequentes da Exposição", diz. Ele acredita que no último dia outros negócios podem ser concretizados.
Luiz Antônio Viani, gerente da New Holland, afirma que a participação não atingiu as expectativas e atribuiu à taxa de juros a queda nas vendas. Mas, um momento importante para o estande da revenda foi a visita das ministras da Agricultura, Kátia Abreu, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que, coincidentemente, durante um passeio pelo Parque Ney Braga, em visita à ExpoLondrina, quiseram parar e ver de perto uma máquina agrícola. "Elas pararam no estande da New Holland e, junto com o deputado federal Sérgio Souza, surpreendentemente subiram na máquina e só então constataram que já estava vendida para os irmãos Agacci, de Ibiporã", relata Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná.
Para a empresa Claas, a ExpoLondrina foi excelente e cumpriu com a finalidade de divulgar a Claas Jaguar 860, colhedora alemã de alta tecnologia, uma novidade do setor de máquinas agrícolas. A máquina é de alta eficiência e colhe de 3 a 4 hectares de milho por hora, eficiência que se comprova também em outras culturas. "A presença de um bom público na Exposição permitiu a divulgação do equipamento", explica Vanderlei Miskalo, representae da C.Vale, revendedora da Jaguar 860.
Miskalo afirma que a ExpoLondrina foi um termômetro, que sinaliza a realização de negócios futuros. "É intenção continuar participando do evento. O mercado busca novas tecnologias", afirma Luis Bernardo Scheeren, vendedor da Claas.
A ExpoLondrina 2016 já tem data marcada: será de 7 a 17 de abril.