Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Athirson também

Washington Coração Valente, ex-Flu, é chamado por Fufuca para cargo no Esporte

João Gabriel - Folhapress
08 dez 2023 às 11:45

Compartilhar notícia

- Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA
Publicidade
Publicidade

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), decidiu escolher Athirson, o ídolo do Flamengo, para ser secretário nacional de futebol. Já o ídolo do Fluminense, Washington Coração Valente, vai presidir a Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Washington é mais um dos nomes do antigo governo de Jair Bolsonaro (PL) que receberam espaço na pasta desde a chegada de Fufuca - o ex-atacante foi secretário nacional de esporte e lazer na gestão passada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela

Imagem de destaque
Com 30 gols

Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu

Imagem de destaque
Será que volta?

Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras

Imagem de destaque
Polêmica

Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo


Ele foi uma indicação do partido do ministro, pelo qual saiu como candidato a deputado federal no Sergipe, em 2022, mas não foi eleito. Athirson foi o nome sugerido pela bancada carioca da sigla.

Publicidade


Deputado federal e próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Fufuca assumiu a pasta no lugar de Ana Moser em meio a negociações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o centrão.


Desde então, Fufuca afastou da pasta pessoas ligadas a Moser e ao PT e trouxe nomes da gestão passada, por exemplo Antonio Paulo Vogel, ex-número 2 do Ministério da Educação sob Bolsonaro (na época de Abraham Weintraub).

Publicidade


Também tem cargo atualmente no Esporte uma ex-diretora de programas da Educação do governo anterior, a secretária que cuidava de transferências de fundos no Ministério da Cidadania e um ex-assessor da Codevasf que emitia pareceres e notas técnicas sobre obras.


A ex-jogadora de basquete Iziane Costa foi anunciada como secretária de alto desempenho - maranhense assim como o ministro, ela chegou a ser candidata pelo então PSL. Ela ocupa o lugar de Marta Sobral, medalha de prata do basquete nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e bronze em Sydney-2000, e que foi candidata pelo PT.

Publicidade


Já Diogo Silva, campeão Pan-Americano de 2007 no taekwondo e que era braço direito de Ana Moser, foi passado a coordenador.


Os dois nomes escolhidos agora por Fufuca já eram especulados para ter um cargo, sobretudo a secretaria de futebol, que estava sob comando de José Luis Ferrarezi, ex-vereador pelo PT.

Publicidade


Washington chegou a exercer o mandato de deputado federal do final de novembro de 2018 a abril de 2019, período em que trabalhou ao lado de Fufuca na Câmara.


O atacante era suplente de Onyx Lorenzoni (então no DEM), que se afastou do cargo para assumir a equipe de transição do governo Bolsonaro e, posteriormente, a Casa Civil.

Publicidade


Washington deixou o mandato justamente para assumir a secretaria de esporte e lazer do antigo governo, posto no qual ficou por alguns meses, até ser convidado para ser diretor na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).


Depois, o ídolo do Fluminense chegou a ser comentarista de futebol na televisão e agora foi escolhido para assumir a Apfut —órgão criado em 2016 pelo governo de Dilma Rousseff (PT) e que fiscaliza os clubes que fazem parte do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro).

Publicidade


Dentre outras funções, a autoridade supervisiona gastos das equipes e o investimento obrigatório no futebol feminino e pode aplicar penas que vão até o rebaixamento para uma divisão inferior do Campeonato Brasileiro. O órgão estava sem um titular desde o início do governo Lula.


Pelo Fluminense, time do coração de Fufuca, Washington foi campeão brasileiro em 2010 e vice da Libertadores em 2008, episódio inclusive lembrado pelo atual ministro em suas redes sociais antes de o clube carioca conquistar a taça do torneio neste ano.


Ele também atuou no Athletito-PR, com o qual foi o maior artilheiro de uma única edição do Brasileiro, e no São Paulo.


Já Athirson foi tricampeão carioca pelo Flamengo e também passou por Cruzeiro e Botafogo, dentre outras equipes.


Imagem
Copa América 2024: Brasil conhece adversários; confira
A seleção brasileira conheceu o caminho na primeira fase da Copa América de futebol masculino, que será disputada de 20 de junho a 14 de julho de 2024 nos Estados Unidos.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade