Vasco e Bahia conquistaram neste domingo (6) o acesso de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
As duas equipes vão se juntar a Grêmio e Cruzeiro, formando os quatro times que vão disputar a elite do futebol nacional novamente a partir da próxima temporada.
O time carioca garantiu sua vaga na Primeira Divisão ao derrotar o Ituano, por 1 a 0, em Itu. A equipe paulista também tinha chance de obter o acesso, mas precisava ter vencido o confronto.
A tarefa do Ituano, porém, começou a ficar mais difícil com apenas quatro minutos, quando Lucas Dias foi expulso após cometer um pênalti. Dentro da grande área, ele impediu um gol com a mão. Na cobrança, Nenê colocou os visitantes em vantagem.
Mesmo com um a menos, os donos da casa não se intimidaram e lutaram pelo empate.
Pouco depois do intervalo, aos 11 minutos, o Vasco também perdeu um jogador. Andrey Santos foi expulso por uma dura falta em Aylon.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Os vascaínos, no entanto, conseguiram segurar a importante vitória para evitar que o clube disputasse a Série B pelo terceiro ano seguido.
Antes da partida, houve um confronto entre torcedores dos dois times nos arredores do estádio, em Itu.
De acordo com o portal UOL, balas de borracha e bombas de efeito moral foram utilizadas pelos policiais militares para dispersar a confusão.
Depois do episódio, os policiais acompanharam a torcida do Vasco e criaram uma espécie de barreira para evitar novos confrontos.
Em Alagoas, o Bahia venceu o CRB, por 2 a 1, e também está de volta à Série A. O time baiano terminou na terceira posição, com 62 pontos, empatado com Vasco, mas com vantagem no saldo de gols.
Já o Náutico, o Operário, o Brusque e o CSA caíram para a Série C.