O autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, que recebe o "circo" da Stock Car, neste final de semana, na penúltima etapa da temporada 2009, não ficou imune à fúria do vendaval de quase 100 km/h que antecedeu a tempestade ocorrida na tarde desta quinta-feira (19), na região metropolitana de Porto Alegre. Algumas instalações não suportaram a força do ciclone extratropical.
A mudança do tempo pegou todos de surpresa no autódromo. Depois de uma manhã de muito calor, por volta das 13h, o tempo mudou totalmente, como nuvens negras cobrindo o município de Viamão. Antes da chuva, ventos de mais de 100 km/h assustaram a todos, derrubando barracas, tendas e estandes nas áreas de boxes, camarotes e paddock. Em alguns casos, houve tempo apenas para sair dos locais. Felizmente, ninguém se machucou.
"A grande parte das estruturas de paddock e camarotes foi afetada, mas a organização garante que reconstruirá tudo na medida do possível e atenderá a todos no dia do evento", explica Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, realizadora da Stock Car. Ele também tranquiliza os fãs da categoria. "As áreas destinadas ao público não sofreram danos", finaliza.
Com relação à programação de treinos, estes deverão começar após às 12h, já que a manhã será destinada aos reparos na estrutura. Isso ocorrerá porque a energia elétrica será restabelecida somente na sexta-feira cedo.
Esta é a segunda vez que a categoria sofre com os ventos no Rio Grande do Sul. Em 2006, na cidade de Santa Cruz do Sul, fortes rajadas destruíram grande parte da estrutura na véspera da prova. Apesar do pouco tempo para os reparos, a organização conseguiu deixar tudo pronto para o dia seguinte, sem interferir na programação prevista.
Informações do site oficial da categoria