A vitória de Leandro Totti no GP Brasil-Argentina, no último dia 14 em Alta Gracia, restringiu a três pilotos a possibilidade de conquista do título na 19ª temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A prova na cidade da província argentina de Córdoba foi a sétima das dez etapas que compõem o calendário. A oitava e antepenúltima corrida será disputada em Guaporé (RS), no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, no dia 12 de outubro.
Dois dos candidatos ao título são pilotos da RM Competições. Além do paranaense Totti, que em Córdoba comemorou sua sexta vitória no ano e a 16ª na carreira, a relação contempla seu companheiro de equipe Felipe Giaffone, paulista que terminou a etapa argentina na segunda posição, e o paranaense Wellington Cirino, piloto da ABF-Santos Desenvolvimento, que teve problemas mecânicos e abandonou a corrida a sete voltas de seu término.
Cada etapa pode premiar um piloto com até 32 pontos – 25 pela vitória, cinco pela liderança no momento da intervenção do Pace Truck a um terço de corrida, um pela volta mais rápida da etapa e um pela pole position. Em duas das sete etapas ocorreu esse aproveitamento de 100%: com Totti, na abertura da temporada em Caruaru (PE), e com o pernambucano Beto Monteiro, piloto da Scuderia Iveco, na sexta corrida, em Santa Cruz do Sul (RS).
A partir da atribuição de pontos de bonificação prevista pelo regulamento desportivo da Fórmula Truck obtém-se, considerando a possibilidade de título de Totti, Giaffone ou Cirino, uma ampla lista de combinações de resultados possíveis nas etapas finais. Depois de Guaporé, a competição terá as corridas decisivas em autódromos batizados com o nome de Ayrton Senna – Londrina (PR), no dia 2 de novembro, e Goiânia (GO), no dia 7 de dezembro.