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Stock Car: todos contra a equipe do tetra em Londrina

27 jun 2012 às 14:30

Enquanto a Fórmula 1 vive uma inédita fase de alternância de pilotos de diferentes times no alto do pódio, a temporada da Stock Car vem sendo marcada pelo esmagador domínio da equipe dirigida por Andreas Mattheis. A organização de Petrópolis venceu as quatro etapas já disputadas, ocupa as duas primeiras colocações da classificação com Daniel Serra e o tetracampeão Cacá Bueno e pode ser considerada favorita na corrida deste fim de semana em Londrina. "Os carros do Andreas estão mais rápidos e um degrau acima de todos", reconhece Marcos Gomes. "Mas estamos crescendo, evoluímos bastante em relação ao início do calendário e temos condições de subir ao pódio", assegura o paulista da Medley/Full Time Sports.

Gomes foi vice-campeão em 2008, ano em que a Medley - na época comandada por Mattheis - ganhou oito das 12 etapas. Nesta temporada, no entanto, a mudança no regulamento - que diminuiu as diferenças de pontos, ampliou a zona de pontuação de 15 para 20 pilotos e acabou com os playoffs - está impedindo a fuga dos líderes. Nesta altura do campeonato passado, o hiato entre o líder Átila Abreu e o 10º colocado, David Muffato, era de 49 pontos. Agora, entre Daniel Serra e Thiago Camilo, que fecha a lista dos dez melhores, é de 34. Da mesma forma, a desvantagem do quinto colocado despencou de 27 para 19 pontos.


A alteração parece estar alcançando os objetivos imaginados pelos organizadores, que pretendem evitar a definição prematura do título e vão distribuir pontuação em dobro na 12ª e última etapa. "Ficou ainda mais importante manter a regularidade e evitar ao máximo zerar nas corridas. Se eu tivesse ao menos terminado no mesmo 5º lugar em que larguei no Velopark, onde fui envolvido em acidente logo na primeira curva e abandonei, estaria na quarta posição e bastante próximo dos adversários mais próximos", lembra Gomes, que ocupa o 8º lugar com 42 pontos. O parceiro Xandinho Negrão aparece em 19º, com 19.


Gomes chega a Londrina nesta quinta-feira com o otimismo reforçado pelo crescimento da equipe e pelo conhecimento que já dispõe do asfalto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, onde correu no início do mês na primeira etapa da Copa Fiat. Sabe que, a exemplo da prova mais recente no circuito de rua de Ribeirão Preto, partir nas primeiras filas será fundamental ao projeto de se aproximar dos ponteiros do campeonato. "Nunca foi fácil ultrapassar em Londrina. Um bom resultado depende em grande parte da posição de largada", lembrou.


A nova calibragem do botão de ultrapassagem poderia minimizar as dificuldades que os pilotos costumam encontrar nos acanhados limites do traçado, mas o pacote do "push-to-pass" só é divulgado nas quintas-feiras, às vésperas do início dos treinos livres, e pode não bater com a expectativa dos pilotos e equipes. "Em Ribeirão Preto, o ganho era tão desprezível que todos preferiram deixar os tiros para a corrida. Vamos ter de esperar até que o esquema seja anunciado para saber se valerá a pena usá-lo no qualifying", completou Gomes.


Os 10 melhores da Stock Car após quatro etapas:

1 - Daniel Serra, 69 pontos
2 - Cacá Bueno, 64
3 - Ricardo Maurício, 59
4 - Átila Abreu, 52
5 - Valdeno Brito, 50
6 - Júlio Campos e Nonô Figueiredo, 44
8 - Marcos Gomes, 42
9 - Max Wilson, 39
10 - Thiago Camilo, 35


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