Outras modalidades

Seleção Brasileira de judô contará com técnica japonesa

30 abr 2013 às 15:58

Mesmo com os bons resultados nas últimas competições, o judô ganhou um reforço de olho na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta terça-feira a contratação da técnica japonesa Yuko Nakano para a Seleção Brasileira. Ela chega ao Brasil nesta quarta e já começa a trabalhar. A treinador vai participar de um período de treinamentos com os melhores judocas brasileiros no Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, entre 13 e 17 de maio.

- Me sinto muito honrada por ter recebido este convite para treinar o Brasil. Estou muito animada para compartilhar cada segundo com os atletas e equipes, até atingirmos um grande sucesso em 2016 - afirmou Yuko.


A japonesa, que fez parte da seleção júnior do Japão antes de virar treinadora, já tem uma experiência olímpica de sucesso. Ela treinou a equipe britânica nos Jogos Olímpicos Londres-2012, quando foram conquistadas duas medalhas: uma prata e um bronze.


A Seleção Brasileira de judô segue focada para as principais competições do ano. Após a conquista de 18 medalhas no Campeonato Pan-Americano, em San José, na Costa Rica, durante o mês de abril, os brasileiros estão de olho no World Masters. A competição reúne os 16 melhores judocas de cada categoria e vai ser disputada no fim de maio, na Rússia. Já no fim de agosto e começo de setembro, o foco será o Mundial, no Rio de Janeiro.


Yuko também fará clínicas pelos principais centros de judô do Brasil. Ele vai morar na capital carioca e, quando não estiver treinando a Seleção, preparará os atletas da cidade da equipe nacional, como Victor Penalber e Rafaela Silva.


- Essa ação da Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro demonstra que as instituições estão trabalhando em ações positivas visando melhores desempenhos em 2016. A vinda da Yuko visa exatamente a preparação da Seleção principal a médio prazo - declarou o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.

Atualmente, o Brasil conta com 31 treinadores estrangeiros de 19 nacionalidades, em 21 equipes olímpicas.


Continue lendo