Mesmo poupando Murilo, Bruno e Lucão, o Brasil não teve dificuldades em vencer a Polônia por 3 sets a 0, nesta quinta-feira, em Katowice, com parciais de 25/17, 25/14 e 25/21 , pela última rodada da primeira fase da Liga Mundial de Vôlei. Com a segunda vitória seguida em território polonês, a equipe do técnico Bernardinho vai cheia de moral à fase final.
Com o resultado, a seleção brasileira foi a 30 pontos, contra 18 de Polônia. Assim, os Estados Unidos, que também têm 18 pontos no grupo A, precisam apenas de uma vitória ou de uma derrota por 3 a 2 para Porto Rico nos dois jogos deste final de semana para assumir a segunda colocação da chave. Os porto-riquenhos, porém, ainda não venceram na competição.
Como a Polônia está diretamente classificada à fase final da Liga Mundial por ser país sede, o pior segundo colocado dentre os quatro grupos seria eliminado. Bulgária e Sérvia têm 21 pontos, enquanto Cuba tem 20, todos com mais um jogo a fazer. A tarefa mais difícil é dos cubanos, que visitam os italianos em Modena. Rússia, Argentina e Itália também já estão classificadas à fase final.
O grande destaque da vitória do Brasil nesta tarde na Polônia foi novamente o oposto Theo, que substituiu bem o lesionado Leandro Visotto e fez 11 pontos, ficando como maior pontuador brasileiro, assim como já havia acontecido na quarta. Dante mais uma vez começou a partida como titular, fez nove pontos em dois sets, mas foi poupado depois, substituído por João Paulo Bravo. Wallace, chamado para compor o grupo no lugar de Visotto, só participou dos últimos pontos do jogo.
Diferentemente da partida de quarta-feira, desta vez a bloqueio polonês não funcionou, fazendo apenas três pontos neste fundamento - e nenhum de saque. O Brasil também errou menos: cedeu 19 pontos, contra 22 da Polônia. O maior pontuador, porém, foi do time europeu: Bartman Zbigniew, com 14.