Outras modalidades

'Penetra' rouba a cena em treino da Stock Car

24 out 2009 às 22:16

Um penetra roubou a festa nos treinos classificatórios que definiram o grid da 9ª etapa da Stock Car, abertura da fase decisiva. O paranaense Ricardo Zonta, que ocupa apenas a 20ª colocação na classificação geral e não conseguiu se colocar entre os 10 que decidirão o campeonato nas quatro corridas finais, conquistou neste sábado em Curitiba sua primeira pole na categoria. Ao seu lado partirá Daniel Serra, um dos postulantes ao título e que chega aos playoffs em 7º lugar.

A comemoração de Zonta começou sobre o capô do carro, onde subiu ao retornar da pista, e se estenderia pelo resto da tarde, já que recepcionaria os colegas com o tradicional porco no rolete nos arredores da capital paranaense. "Estou muito feliz com este resultado, principalmente porque estou voltando de vez para a Stock Car. Priorizamos o acerto com pouca pressão aerodinâmica para ganhar velocidade nas retas, mas também alcançamos um bom equilíbrio nas curvas", explicou Zonta, que nesta temporada vinha atuando na série norte-americana Grand Am.


Os treinos foram marcados pelo estouro dos pneus traseiros esquerdos dos carros da Medley. William Starostik sequer chegou a sair para o Q2, para não correr o risco de punição por uma troca proibida pelo regulamento. O companheiro Xandinho Negrão partirá em 7º, mas também passou pelo mesmo susto. "Na reta oposta, já senti algo estranho. Já estava começando a frear com muita antecedência quando o pneu explodiu de uma vez", afirmou Xandinho, que rodou diversas vezes e por pouco não acertou o carro de Felipe Maluhy.


O líder Cacá Bueno sairá em quarto, fechando a segunda fila ao lado de Allam Khodair. Cacá foi beneficiado pelo problema mecânico que impediu o vice-líder Valdeno Brito de acionar o motor na Q3. Valdeno, por isso, partirá em 6º. Logo atrás do piloto paraibano, Xandinho espera por um complicado inicio de prova. "Vou tentar fazer a primeira curva da melhor forma possível e ganhar posições. O carro veio evoluindo desde que chegamos aqui e dá para acreditar num bom resultado."


A previsão de chuva - institutos de meteorologia estimam índice de até 35 milímetros durante todo o domingo - deve acrescentar um componente extra de emoção à prova e aumentar os riscos para os pilotos. Sem área de escape e muros perigosamente próximos, a curva de entrada da reta dos boxes merecerá atenção redobrada. "Qualquer erro ali significará uma batida e o fim da corrida", alerta Xandinho Negrão, que tem agora como meta principal nas etapas restantes fechar a temporada de estréia como o melhor entre aqueles alijados da fase decisiva.


O grid ficou assim:

1º) Ricardo Zonta (P3)
2º) Daniel Serra (P3)
3º) Allam Khodair (P3)
4º) Cacá Bueno (P3)
5º) Marcos Gomes (CV)
6º) Valdeno Brito (P3)
7º) Xandinho Negrão (CV)
8º) Ricardo Sperafico (P3)
9º) Felipe Maluhy (P3)
10º) Giuliano Losacco (P3)
11º) Alan Hellmeister (P3)
12º) Antonio Jorge Neto (P3)
13º) Paulo Salustiano (CV)
14º) Ricardo Mauricio (CV)
15º) Max Wilson (CV)
16º) William Starostik
17º) Luciano Burti (CV)
18º) Alceu Feldmann (CV)
19º) Duda Pamplona (CV)
20º) Nonô Figueiredo (CV)
21º) David Muffato (P3)
22º) Thiago Camilo (CV)
23º) Chico Serra (P3)
24º) Popó Bueno (CV)
25º) Lico Kaesemodel (CV)
26º) Tarso Marques (CV)
27º) Norberto Gresse (CV)
28º) Thiago Marques (P3)
29º) Atila Abreu (CV)


Continue lendo