As brasileiras Juliana e Larissa conquistaram nesta sexta-feira o bicampeonato do torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos. Na final do Pan de Guadalajara, disputada na arena montada na cidade de Puerto Vallarta, elas derrotaram as mexicanas Candelas e Garcia por 2 sets a 1, com parciais de 21/15, 22/24 e 22/20, e ganharam a medalha de ouro, repetindo o feito de 2007, no Rio.
Na final desta sexta-feira, Juliana e Larissa tiveram um desafio extra: a pressão da torcida mexicana. Mas as brasileiras confirmaram o favoritismo diante de Candelas e Garcia, uma dupla que ocupa apenas a 31.ª colocação no ranking mundial da temporada, e ganharam o jogo em 54 minutos. Assim, fecharam uma campanha perfeita em Guadalajara, com seis vitórias em seis partidas disputadas.
Depois da vitória tranquila no primeiro set da final, as brasileiras chegaram a desperdiçar um match point no segundo, quando as mexicanas acabaram vencendo. Aí, na terceira e decisiva parcial, Candelas e Garcia abriram vantagem e comandaram o placar. Mas a dupla do Brasil conseguiu reagir e ganhou apertado por 22 a 20. "O ouro é nosso! Sabia que ia ser suado, com muita emoção", comemorou Juliana.
Além do ouro no Pan, Juliana e Larissa comemoraram outro título nesta sexta-feira. Elas foram confirmadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como as campeãs do Circuito Mundial desta temporada, já que as norte-americanas Walsh e May, as únicas que poderiam evitar a conquista, não se inscreveram para a disputa da última etapa do calendário, a partir de 1.º de novembro, na Tailândia.
Assim, independente do resultado da etapa tailandesa em Phuket, Juliana e Larissa já asseguraram o título do Circuito Mundial pela sexta vez na história - ganharam também as edições de 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Líderes do ranking de vôlei de praia da FIVB, as brasileiras ainda conquistaram o Campeonato Mundial nesta temporada, disputado no começo de junho, em Roma, na Itália.