Nem tudo anda bem na vida do marido de Gisele Bundchen. A investigação independente de Ted Wells quanto às bolas murchas do duelo entre New England Patriots e Indianapolis Colts, pela final da Conferência Americana da NFL, foi divulgada nesta quarta-feira e revelou que o time de Tom Brady manipulou a pressão do ar de 11 das 12 bolas utilizadas na partida.
- É o mais provável: o staff do New England Patriots participou das violações das Regras do Jogo e estava envolvido em um esforço deliberado para burlá-las -, garantiu a reportagem de Ted Wells com 138 páginas.
Além disso, o investigador afirma ser "mais provável do que não" que o quarterback Tom Brady "estava ao menos ciente no geral da liberação de ar das bolas do jogo dos Patriots". O astro do time sempre negou que tivesse burlado as regras, mas afirmou à época da polêmica que preferia jogar com as bolas murchas.
- Eu tenho um processo antes de todo o jogo no qual eu escolho as bolas que eu quero usar. Quando eu peguei, para mim estavam perfeitas. Não alterei nenhumas delas de maneira alguma. Eu sinto que eu joguei dentro das regras. Eu jamais quebraria as regras -, garantiu Brady, antes da final.
O documento afirmou que o assistente do vestiário Jim McNally e o auxiliar de equipamento John Jastremski "participaram de um esforço deliberado para soltar o ar das bolas do jogo dos Patriots depois que as bolas foram examinadas pelos juízes".
Eles colocaram novamente o ar durante o intervalo do jogo no Gillette Stadium, mas o esquema já havia sido descoberto. A NFL está considerando dar punições a McNally, Jastremski e Brady, o que deve acontecer nos próximos dias.
Após a vitória por 45 a 7 dos Patriots - que foram ao Super Bowl e ganharam o título sobre o Seattle Seahawks -, a NFL descobriu que 11 das 12 bolas da partida estavam fora dos padrões da liga em pelo menos duas (elas precisam estar infladas entre 12,5 e 13,5 libras por polegadas quadradas e pesar entre 396 a 425 gramas).
As bolas são de responsabilidade do time mandante, como no caso de New England contra o Indianapolis Colts, em 18 de janeiro deste ano.