Depois de deixar São Paulo, a IndyCar confirmou nesta quinta-feira a data do seu retorno ao Brasil. Será no dia 8 de março de 2015, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF). A data estava pré-agendada no calendário da categoria e foi confirmada durante entrevista coletiva no palco da corrida. Participaram do evento representantes do governo do Distrito Federal, da Indy e da TV Bandeirantes, emissora detentora dos direitos de transmissão.
- Estamos ansiosos para continuar a rica história da IndyCar no Brasil com o anúncio de hoje de uma etapa em Brasília na próxima temporada. Esta etapa é um passo instrumental no crescimento da IndyCar, pois continuamos executando a estratégia de adicionar mercados e corridas que nos levem adiante. Recebemos um tremendo apoio do governador Agnelo Queiroz e do Grupo Bandeirantes. Os fãs em todo o mundo estão incrivelmente entusiasmados com o nosso esporte e estamos animados para mostrar mais um emocionante evento na próxima temporada - declarou o presidente de operações da IndyCar e responsável pela corrida, Mark Miles.
Pelo acordo, assinado até 2019 entre o governo do DF, Indy e TV Bandeirantes, a pista do Autódromo Nelson Piquet será reformada em três meses. A data para o início das obras, no entanto, não foi informada. A tendência é a de que comecem em novembro.
- Estou ansioso para a prova em Brasília. Será um evento maravilhoso, não só para o desenvolvimento de Brasília, mas para todo o Brasil. A pista está localizada próxima ao Centro e esperamos mais de 100 mil fãs no evento. Estamos determinados em fazer as melhorias que a pista necessita para atender os requisitos da IndyCar, Fórmula 1 e MotoGP - afirmou Queiroz.
Tony Kanaan e Helio Castroneves, que disputam a categoria, comemoram a inclusão de Brasília. Mas como o calendário de 2015 ainda não foi divulgado, não se sabe se a corrida no país vai abrir a temporada. A direção da IndyCar estuda a realização de uma prova em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro.
Brasília é a terceira cidade do país a receber a IndyCar. Com o nome de CART, o Rio de Janeiro foi palco entre 1996 e 2000 em um circuito oval no antigo Autódromo Nelson Piquet, hoje desativado para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016. Entre 2010 e 2013, São Paulo abrigou a categoria, no circuito de rua do Anhembi.