A Organização da Fórmula 3 Sul-Americana confirmou nesta quinta (25), durante a coletiva semanal do prefeito Barbosa Neto, que Londrina vai sediar uma das nove etapas que a categoria terá este ano. O evento vai ocorrer, no autódromo internacional Ayrton Senna, nos dias 16 e 17 de outubro. Junto também haverá provas do Campeonato Metropolitano de Londrina.
A F3 Sulamericana é a principal categoria de monopostos do Brasil e um excelente campo de aprendizado a jovens pilotos com aspirações de migrar para o automobilismo internacional. Londrina receberá os participantes desse evento, em um fim de semana com duas baterias de provas que devem contar com 20 pilotos.
O organizador da categoria, Dilson Motta, creditou a inserção do município no calendário pela importância de Londrina. "A cidade é muito bem desenvolvida e ama o esporte. Por isso, é cada vez mais importante levarmos as corridas a todo o Brasil, para estimular a atividade dos autódromos existentes e também a criação de novos", afirmou.
O presidente do Automóvel Clube de Londrina (ACC), Robson Ranieri, destacou a importância da realização do evento na cidade, fato que não acontecia há oito anos. "Agradecemos à Prefeitura de Londrina por nos ajudar a trazer essa categoria para o município novamente, já que, anteriormente, a corrida não acontecia por falta de incentivo", destacou.
Além da confirmação da F3 Sulamericana em outubro deste ano, Londrina irá receber, nos dias 24 e 25 de julho, as etapas das Fórmulas Línea e Futura, campeonatos automobilísticos recentemente criados e desenvolvidos pela Fiat Automóveis e a família do piloto brasileiro Felipe Massa. Em 2010 a categoria terá a sua primeira edição (com N.Com).