O Brasil confirmou nesta quarta-feira o primeiro lugar do grupo A da Liga Mundial de Vôlei. Em Katowice, na Polônia, o time comandado por Bernardinho entrou em quadra já classificado para a fase final e venceu os donos da casa por 3 a 1 , com parciais de 25/23, 25/18, 16/25 e 26/24. Com o resultado, se reabilitou da derrota para os Estados Unidos, no final de semana passado.
Brasil e Polônia voltam a se enfrentar na quinta-feira, novamente em Katowice, no último jogo de ambos na primeira fase da Liga Mundial. Os times depois começam a se preparar para a fase final, em Gdansk, também na Polônia.
A vitória levou o Brasil a 27 pontos no grupo A, não podendo mais ser ultrapassado nem pela Polônia nem pelos Estados Unidos, que têm 18 (os norte-americanos têm um jogo a menos). Oito equipes jogam a fase final, mas a Polônia está pré-classificada por ser o país-sede. Como os EUA tendem a vencer Porto Rico na última rodada, devem ficar com a segunda colocação da chave. Com isso, seria eliminado o pior segundo colocado, posto atualmente ocupado pela Bulgária, no grupo B. Além do Brasil, a Rússia e a Itália também já estão classificados.
O destaque da partida desta quarta-feira na Polônia foi o oposto Theo, substituto de Leandro Visotto, poupado nesta última rodada da primeira fase. Ele marcou 20 pontos, sendo 17 de ataque e 3 de bloqueio. Sidão também brilhou, com 13 pontos, sendo três de saque.
Wallace, que foi chamado para substituir Visotto no grupo, entrou apenas para fazer a inversão com o levantador e pontuou duas vezes. Ele não participará da fase final. Dante, que estreou na Liga Mundial apenas na rodada passada, mostrou que voltou bem, jogando a partida toda e marcando 12 pontos de ataque. Pelo lado da Polônia, Kurek, bem marcado, fez 13 pontos.
O dado negativo da vitória do Brasil foi o alto número de pontos da Polônia permitidos por erros brasileiros: 31, contra 29 cedidos por falhas dos poloneses. A equipe ainda levou 13 pontos de bloqueio, marcando apenas 11.