O espanhol Fernando Alonso foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP da Bélgica, nesta sexta-feira, no circuito de Spa-Francorchamps. A atividade foi realizada sob chuva intermitente, o que atrapalhou a preparação das equipes para a corrida de domingo.
O piloto da Ferrari registrou o tempo de 2min00s797 na melhor volta da atividade. A marca foi 13 segundos mais lenta do que a melhor volta do GP da Bélgica de 2009. Naquela corrida, vencida pelo finlandês Kimi Raikkonen, o alemão Sebastian Vettel registrou o tempo de 1min47s263.
Lewis Hamilton, da McLaren, foi o segundo piloto mais rápido, com 2min01s567. Ele foi seguido pelo polonês Robert Kubica, da Renault, e por Vettel. Líder do Mundial de Pilotos, o australiano Mark Webber, da Red Bull, foi apenas o sétimo colocado, 2,129 segundos mais lento do que Alonso, logo atrás do inglês Jenson Button, da McLaren.
Com as condições adversas da pista, os pilotos foram cautelosos no primeiro treino livre para o GP da Bélgica e algumas equipes demoraram para liberá-los para a pista. O brasileiro Rubens Barrichello terminou a atividade inicial do fim de semana em que completa 300 corridas na Fórmula 1 na nona colocação, seguido pelo alemão Michael Schumacher, da Mercedes, e por Felipe Massa, da Ferrari.
Os outros pilotos brasileiros voltaram a apresentar desempenho discreto. Lucas Di Grassi, da Virgin, terminou em 20° lugar. Ele ficou duas posições à frente de Bruno Senna, da Hispania.
A segunda sessão de treinos livres para o GP da Bélgica acontece a partir das 9 horas (horário de Brasília). O treino de classificação acontece no sábado e a corrida no domingo, ambas às 9 horas.