Um dos pilares do time de Abel Ferreira, Raphael Veiga ainda não se encontrou no Campeonato Brasileiro. O camisa 23 esteve em seis dos sete jogos do Palmeiras pela competição e não soma gols, assistências ou criou chances claras de gol.
Leia mais:
Com nova chance ao elenco, Londrina EC enfrenta o Cianorte neste domingo
Corinthians combate fraude à vaquinha da Gaviões e derruba 278 sites falsos
Vasco anuncia contratação do técnico Fabio Carille para 2025
Palmeiras anuncia contratação de Facundo Torres, primeiro reforço para 2025
Veiga se destacou em apenas uma partida desde a conquista do Campeonato Paulista. O meio-campista fez dois gols e deu três assistências na goleada por 5 a 0 sobre o Liverpool-URU, pela Libertadores.
Na ocasião, o jogador destacou seu trabalho sem bola e afirmou que os números não definiam uma boa atuação: "Às vezes, as pessoas olham assistências, gols e esquecem que nos outros minutos o jogador está correndo sem a bola. Acho que as pessoas têm que ver mais isso. Tem jogos que eu não vou bem, mas tem jogos que às vezes as pessoas olham só a bola e não o todo", disse.
O jogador, porém, tem acumulado atuações discretas, especialmente no Brasileirão e na Copa do Brasil. O meio-campista não marcou gols ou deu assistências nos oitos jogos que disputou e já tem a titularidade questionada por parte da torcida.
A queda de rendimento do meia, somada à baixa efetividade do Palmeiras, virou uma dor de cabeça extra para Abel, que precisa remontar seu ataque sem Endrick. Contra o Criciúma, por exemplo, o português apostou em uma formação com quatro meio-campistas -Anibal Moreno, Rios, Veiga e Rômulo- e dois atacantes -Estêvão e Rony.
O treinador terá sete dias para ajustar a equipe e buscar uma arrancada no Brasileiro. Por conta da Data Fifa, o Palmeiras só volta a campo no dia 13 (quinta-feira), contra o Vasco, no Allianz Parque. O elenco está de folga e se reapresenta nesta quinta (6).
Veiga é o vice-artilheiro do Palmeiras na temporada, com nove gols. O camisa 23 também está na segunda colocação no número de assistências (quatro), ao lado de Mayke e Flaco López.
Desempenho de Veiga em 2024
Campeonato Paulista: 12 jogos, 7 gols e 1 assistência
Supercopa do Brasil: 1 jogo, 0 gols e 0 assistências
Copa Libertadores: 5 jogos, 2 gols e 3 assistências
Copa do Brasil: 6 jogos, 0 gols e 0 assistências
Campeonato Brasileiro: 2 jogos, 0 gols e 0 assistências
Abel tem opções para remontar ataque alviverde
Dudu está próximo de volta, Felipe Anderson chega em julho, e Abel tem opções no banco de reservas. O único desfalque do português é Bruno Rodrigues, que passou por cirurgia no joelho.
Rômulo, Luis Guilherme e Gabriel Menino surgem como "sombras" para Veiga. Luis Guilherme, porém, está na mira do West Ham, da Inglaterra.
Ele [Luis Guilherme] já me disse: professor, gosto de jogar na posição do Veiga. Abel Ferreira, após vitória contra o Independiente del Valle pela Libertadores
O Palmeiras está entre os seis piores ataques do Brasileirão, com apenas cinco gols marcados. O Alviverde, por outro lado, tem a segunda melhor defesa. O time é o sétimo colocado, com 11 pontos.