Futebol

Vasco e Fluminense disputam clássico em Florianópolis

09 out 2013 às 08:48

O clássico entre Vasco e Fluminense desta quarta-feira ilustra bem a compactação da tabela do Campeonato Brasileiro e mostra como a competição deste ano está nivelada por baixo. Com 29 pontos, os vascaínos abrem a zona de rebaixamento. Os tricolores não estão muito melhor, com 34 pontos e na 11.ª colocação. Uma vitória cruzmaltina atrai os rivais para a luta contra a degola. Um triunfo tricolor o faz sonhar até mesmo com a Copa Libertadores, para se ter uma noção da incompetência geral que domina o pelotão intermediário do torneio.

A partida poderia agitar o Rio de Janeiro, mas o histórico embate será disputado em Florianópolis, no estádio da Ressacada, do Avaí, para cumprimento de punição de perda de mando de campo imposta ao Vasco. O que pode tirar um pouco do ambiente de "decisão" do duelo.


"Independentemente do local, todo clássico tem um clima diferente", comentou Felipe, meia tricolor que retorna ao time depois de cumprir suspensão, mas fica no banco de reservas. "Fiquei de fora da partida contra o Internacional e consegui descansar um pouco mais para retornar melhor. Acredito que volto com mais energia ainda para ajudar", disse o veterano, ao site oficial do clube.


Apesar de estar no limbo do Brasileirão, sem saber que rumo irá tomar na competição, o Fluminense vem para a partida com relativa tranquilidade. Depois de um período de oito jogos de invencibilidade, a equipe foi derrotada pelo Internacional. Os jogadores garantem que não deixarão a peteca cair e continuarão a buscar as posições superiores da tabela.


O Vasco chega muito mais pressionado. Precisa vencer para tentar deixar o grupo dos quatro últimos colocados. Um revés é impensável. Neste cenário, jogar fora de São Januário pode até ser algo positivo para os vascaínos, que tem recebido forte cobrança dos torcedores em sua casa. "Temos que ter tranquilidade. Se não tiver calma para aguentar toda essa cobrança que existe, o cara fica maluco", lembrou o volante Pedro Ken.

O técnico Vanderlei Luxemburgo contará com a volta do zagueiro Gum, do volante Edinho, além de Felipe. Para o lugar do jovem Rafinha, o suspenso da vez, o substituto será Rhayner. No lado cruzmaltino, Dorival Júnior terá o importante desfalque de Juninho Pernambucano, suspenso, além do meia Dakson (fora da temporada) e do atacante Edmilson. Recém-chegado, Francismar, saído do Boa, foi testado na vaga de Juninho.


Continue lendo