O Vasco mais uma vez teve um começo conturbado de Campeonato Carioca, mas fez o suficiente para ficar à frente do Botafogo e terminar a fase de classificação como líder do Grupo A. Por isso, a vantagem do empate é vascaína no clássico deste sábado contra o Fluminense, segundo colocado da outra chave, a partir das 18h30, no Engenhão. A disputa vale vaga na final da Taça Guanabara, primeiro turno da competição estadual.
O Fluminense chega à semifinal deste domingo motivado depois da recuperação na Libertadores: a vitória no Chile na última quarta-feira sobre o Huachipato. Por conta da desgastante viagem de volta ao Brasil, chegou-se a cogitar que o técnico Abel Braga iria escalar time misto diante do Vasco. Mas ele deve colocar força máxima em campo - a única ausência confirmada é do zagueiro Leandro Euzébio, vetado com dores no tornozelo.
Abel Braga revelou ter ainda "duas dúvidas" na escalação, que só serão resolvidas neste sábado, mas, segundo ele, todo o elenco foi concentrado para o clássico. O técnico também negou que o Fluminense, atual campeão brasileiro, seja o favorito diante do rival. "O jogo começa em 0 a 0 e, se terminar assim, o Vasco passa de fase. Nós que teremos de correr atrás", afirmou.
No Vasco, somente uma dúvida na escalação: quem será o lateral-esquerdo, o volante Wendel improvisado ou Thiago Feltri, que ainda não jogou em 2013. O escolhido vai ocupar a vaga do jovem Dieyson, que não agradou nas últimas rodadas. "Vou pensar até a hora do jogo, não defini ainda", explicou o técnico Gaúcho. "O Feltri vem treinando bem, é uma ótima opção. É um jogador da posição, experiente, tem bagagem."
A fase de classificação do Vasco na Taça Guanabara foi de altos e baixos. O time começou bem, com três vitórias seguidas, e depois amargou três jogos sem vencer. Nas duas rodadas finais, 100% de aproveitamento e o primeiro lugar no grupo.
O Fluminense, mesclando formações mista e titular, teve um começo de Campeonato Carioca mais regular. E ainda não perdeu na competição. Por outro lado, empatou metade dos jogos que fez: um deles contra o próprio Vasco, por 1 a 1. Naquela ocasião, o primeiro tempo teve domínio vascaíno, mas o campeão brasileiro foi melhor na etapa final.