A Uefa aprovou nesta sexta-feira o novo formato para apontar os cabeças de chave a partir da próxima Liga dos Campeões. A entidade decidiu que os integrantes do pote 1 do sorteio serão os campeões das sete ligas mais bem ranqueadas da Europa, mais o último campeão do torneio continental.
Até a edição deste ano, os cabeças de chave da Liga dos Campeões são as equipes mais bem classificadas no ranking da Uefa. A lista é formada através dos desempenhos dos clubes nas últimas temporadas, independentes de quais países são.
Se o novo formato fosse aplicado já na edição atual da Champions, os cabeças de chave seriam os campeões de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Ucrânia, mais o Real Madrid. Caso uma equipe seja campeã da Liga dos Campeões e do seu campeonato nacional na mesma temporada, a oitava vaga no pote 1 vai para a oitava liga do ranking. Atualmente seria o campeão russo.
No último sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, os cabeças de chave foram Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Benfica, Atlético de Madrid, Arsenal e Porto. No critério do ano que vem, o pote 1 seria formado por Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Juventus, Benfica, PSG e Shakhtar Donetsk.